Como aumentar o engagement do Instagram da sua empresa?


Depois do Facebook, o Instagram é atualmente a rede social que melhor irá partilhar a sua marca e os seus produtos pelo mundo e, por isso, é importante perceber qual a melhor forma para tirar o maior proveito desta comunidade e fazer a sua presença crescer ainda mais.


Seja criativo

Pode parecer um ponto banal mas a verdade é que com a popularidade do Instagram, os seus seguidores irão apenas realmente segui-lo se o seu conteúdo lhes chamar a atenção quer pelos seus vídeos, quer pelas imagens originais que partilha.


Encontre parceiros

Mais fácil do que criar uma ligação financeira, procure marcas com interesses semelhantes aos seus, sem que se tornem concorrência um do outro, e promovam-se mutuamente. Por exemplo, se a sua empresa vende chás, pode ser interessante encontrar um fabricante de chávenas ou uma pequena loja que confeccione bolos para acompanhar.


Contacte influencers

Para além de outras empresas, pode procurar influencers, normalmente profissionais que usam o instagram para promover o seu conteúdo de lifestyle, que partilhem o seu produto e conta Instagram com os seus seguidores, levando-os até si.


Mantenha-se presente

Esteja especialmente atento a mensagens e comentários nos seus posts e responda ao máximo que conseguir. Mostre que está preocupado com quem o segue e que está disponível para esclarecer alguma dúvida ou ter uma conversa mais casual via comentários.


Hashtags

Contrariamente ao Facebook e à semelhança do Twitter, as hashtags (#NOSEmpresas) são fulcrais se deseja aumentar o seu engagement. Isto acontece pois nesta rede social a maioria das pessoas procura conteúdo via palavras-chave que irão ser pesquisadas pelo site em formato de hashtag. Pense em tudo o que pode ser remetido para o seu conteúdo e não se esqueça de nenhuma palavra-chave importante - hashtags nunca são demais mas tente não cair na tentação de adicionar termos que em nada se relacionam com o seu produto ou marca pois isto tende a ser visto negativamente pela comunidade.


Procure por quem se perdeu

Um dos casos que mais acontece nas redes sociais é encontrar pessoas que o seguiram mas que não interagem com a sua marca. Envie-lhes uma mensagem simpática com um desconto para os seus produtos, por exemplo. Se estiver em época especial, como o natal, pode ainda enviar uma mensagem a desejar “boas festas” - lembre-se que este termo é preferível a “bom natal”. Se tudo correr bem, a tendência será a do seguidor voltar a visitar a sua conta.


Não se desvie da sua marca

Imaginemos que a sua startup é dedicada a acessórios de informática e você viu uma imagem de um gatinho engraçado que gostava de partilhar com os seus seguidores. Pode ser tentador, procurando criar interação, mas não o faça. Ao partilhar conteúdo fora da sua linha de produtos, irá confundir os seguidores que o seguem certamente para ter acesso aos seus produtos. Se eles quiserem ver imagens de animais, existem outras contas para isso. Porém, pode sempre procurar gifs e imagens humorísticas que estejam diretamente ligadas ao que pretende promover.


Escolha boas fotografias

Mais do que texto, o Instagram foi feito a pensar na partilha de imagens e a sua qualidade tem por isso um grande impacto. Tente sempre procurar ou tirar imagens profissionais de alta qualidade. Se quiser adicionar algum efeito ou filtro, use os do Instagram, facilmente reconhecidos positivamente pelos usuários.


Seja pró-ativo

Para além das hashtags é importante deixar perguntas no ar em alguns dos seus posts e incentivar os seguidores a responder-lhe, aumentando o engagement e a interatividade com o seu cliente.


Nesta era digital estar por fora das redes sociais do momento é na maioria dos casos um grave erro por parte das empresas. Especialmente se o seu negócio ainda se encontra nos primeiros passos, é fundamental saber tirar o maior partido destas ferramentas e garantir que as consegue usar da melhor forma.


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