Como aumentar a rapidez do seu website


O primeiro passo para conseguir usufruir ao máximo das vantagens de possuir um website é o de garantir que este é rápido para o usuário, afinal ninguém deseja permanecer demasiado tempo no ecrã de loading, acabando muitas vezes por desistir. Estudos recentes indicam que os utilizadores da internet conseguem esperar somente até dois segundos, com 40% dos entrevistados a indicar que de facto abandona o website caso o tempo exceda as suas expectativas.

Este problema pode não parecer grave, porém, é uma das maiores causas de perda de clientes online, sendo importante aprender a combatê-lo desde a sua raiz, garantindo uma experiência simples e rápida de navegação.

Escolha uma boa base para o seu website
Antes de tudo, é fundamental perceber se o seu website está alojado do melhor sítio, um que lhe ceda espaço suficiente para toda a informação (entre artigos e imagens ou vídeos) e que garanta todo o apoio desde a criação, à manutenção. Opções como o NOS Web Pro, pode ser o primeiro passo para um website de sucesso e que permita ao seu negócio crescer sem quaisquer problemas.

Teste a sua performance
Serviços como o Lighthouse permitem-lhe perceber as fraquezas que precisam ser trabalhadas. Pode estar a usar demasiados widgets ou as suas imagens podem ser demasiado grandes e é necessário resolver estes problemas.

Cuidado com as imagens
Pode não parecer mas as imagens são a fonte da maioria dos problemas de velocidade dos sites. O desejo de oferecer ao leitor imagens com grande qualidade, levam os autores dos artigos a escolher automaticamente fotografias com 200 kb de tamanho ou superior - um erro que está a matar o seu website. O Adobe Photoshop ou o PIXLR (gratuito) são ótimas ferramentas para diminuir o tamanho das imagens, adaptando-as ao que melhor se ajuste ao seu website, mantendo a sua qualidade.

Não se esqueça dos dispositivos móveis
Os smartphones e os tablets estão a substituir os computadores pouco a pouco, especialmente junto do público que não depende destes para trabalhar ou estudar. Por isso, é fundamental que crie um website a pensar nestas máquinas, na maioria das vezes menos potentes. Segundo a Smart Insights, 80% dos usuários da internet acedem aos seus sites favoritos via smartphone e, segundo a Google, cerca de 57% destes usuários afirma não aconselhar sites cujo desempenho em dispositivos móveis seja fraco.

A solução passa por procurar um bom alojamento para o website e criar uma app a pensar no leitor de smartphone - algo que se está a tornar cada vez mais popular junto das empresas de maior sucesso.

Uma mudança simples no seu website irá aumentar em muito o número de visualizações mensais assim como a sua receita, especialmente se optar pela tão comum publicidade, cujo lucro provém diretamente do número de visualizações e cliques. É importante lembrar ainda que a velocidade do seu site é um dos aspetos analisados pelo SEO, podendo afastar o seu website das páginas principais.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Convença o seu chefe a deixá-lo trabalhar a partir de casa
Como impedir que o seu pequeno negócio falhe

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais