Empreendedorismo

Como calcular o Lucro


 

Um pequeno empresário quer saber quais são as revistas que dão mais lucros à sua papelaria. Ele sabe que lucro não é sinónimo de maiores vendas, mas quais são as contas que deve fazer para chegar à conclusão tão desejada?

 

Uma das dúvidas mais mais habituais para qualquer empreendedor no início de um negócio é saber como calcular a margem de lucro. Este artigo irá explicar, de forma simples e com recurso ao exemplo acima dado, como é que pode saber quais os produtos que mais lucro trazem à sua empresa.

 

1º Passo

Saber o volume de vendas – imaginemos que a papelaria vende, mensalmente, revistas de cinema no valor de 3500 euros.

 

2º Passo

Calcular os custos operacionais (tanto fixos como variáveis), isto é, os custos diretos para a atividade e subtraí-los ao volume de vendas. Se a papelaria tiver custos operacionais de 850 euros; subtraindo-os ao volume de vendas, sabemos que fica com 2650 euros.

 

3º Passo

Quais os custos financeiros, como por exemplo juros de empréstimos? Se a papelaria tiver despesas financeiras de 500 euros temos de as subtrair ao valor anterior (2650) e ficamos a saber que os resultados líquidos da atividade, antes dos impostos, estão na ordem dos 2150 euros.

 

4º Passo

Subtrair o valor dos impostos, que imaginemos ascendem aos 700 euros. Este último cálculo irá fornecer-nos o lucro real da venda de revistas de cinema, que se fixa nos 1450 euros.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Break Even

Como rentabilizar os seus Capitais Próprios

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais