Como conseguir a carta de recomendação perfeita


Mais do que o seu grau académico, muitas empresas ainda dão valor à tradicional carta de recomendação, pois esta contém as qualidades, e até os defeitos, do profissional em questão - as suas vitórias, o modo como interage com a restante equipa, como resolve imprevistos, prémios especiais que tenha recebido, em suma, um resumo do que o novo patrão poderá esperar do candidato. Contudo, esta carta não deve ser pedida a qualquer pessoa e em qualquer altura, por isso, descubra quais os passos que deve dar para conseguir uma boa carta de recomendação.


Um supervisor ou chefe

Quanto maior for o grau de chefia melhor recebida será a sua carta. Porém, deve evitar pedir esta a colegas que já não trabalham consigo. Imaginemos que se dá muito bem com o seu antigo supervisor mas que este já não trabalha consigo há vários anos. Pode ser mais fácil conseguir uma boa carta mas esta será relativamente irrelevante pois nós mudamos como profissionais. O ideal é pedir esta referência a alguém mais recente, mostrando ao seu novo chefe a sua ética de trabalho no momento.


Antecedência

Evite pedir a sua carta de recomendação em cima da hora. Se já sabe que irá sair da empresa, e esta já foi notificada, aproveite para pedir a uma das suas chefias para redigir o documento. Este precisa de tempo para ser elaborado, fora que estará longe das prioridades do seu autor. Se deixar para mais tarde, acabará por ter de pressionar a pessoa, levando-a a desistir da carta ou a redigir uma menos eficiente.


Peça autorização para divulgar o nome

Muitos chefes optam por contactar a pessoa que escreve a carta de recomendação, especialmente se existir um nome ou contacto associado a ela. Para evitar que o autor não consiga responder corretamente ao que lhe for perguntado, opte sempre por pedir autorização para divulgar a informação dessa pessoa, preparando-a para um possível contacto.


Indicações

Tal como o seu currículo, a carta de recomendação deve ter como alvo a posição específica a que se candidata. Escolha quais as conquistas que melhor demonstram as qualidades necessárias para ficar com o novo cargo e peça ao autor da carta para se focar nelas.


Consiga uma boa carta de recomendação para aprimorar ainda mais o seu currículo, brilhe na entrevista - seja ela em pessoa ou via videochamada - e consiga aquele cargo com que tanto sonha. Lembre-se, todos os pormenores são importantes.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Crie o seu perfil LinkedIn ideal

Como se tornar num jovem empreendedor de sucesso


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais