Use os seus clientes para melhorar o futuro da sua empresa


Para além de serem uma fonte de rendimento, os seus clientes podem ajudá-lo a melhorar consideravelmente a qualidade do seu produto e do seu atendimento, mantendo-o sempre a par dos maiores defeitos e do que poderia mudar. Como? Tenha atenção a estes detalhes.


Não se centre somente nas estatísticas

Todos os procedimentos da sua empresa podem estar de acordo com o padrão, a funcionar perfeitamente. Porém, isto não significa que o cliente esteja satisfeito. Dependendo da empresa, poderá ter de se adaptar aos desejos deste, mantendo-o junto de si. Deixe de lado a ideia de que o cliente quer o que a empresa lhe oferece pois isto está bem longe de ser a verdade. Se ele não encontrar o que quer, irá a outra empresa.


A importância dos “porquês”

Provavelmente já alguém lhe perguntou porque faz determinada coisa ou porque vende (ou não) certo produto. Inocentes e inquisitivas, estas perguntas são importantes para detectar eventuais problemas ou falhas da sua empresa. Descubra o que gostaria o cliente de ver na sua loja.


Fale com os clientes

Se tem uma loja física ou outro tipo de contacto direto com os clientes, não tenha receio em perguntar se estão satisfeitos, qual o seu produto favorito, entre outros temas que o irão ajudar a evoluir. Aproveite especialmente os clientes usuais com quem já tem alguma confiança pois estes terão uma maior tendência a ser francos consigo, apontando o que realmente está mal.


Aceite que as coisas mudam

No final, tudo o que sabe sobre os seus clientes agora irá mudar consoante a passagem do tempo. As modas, a mudança de cultura, os desafios financeiros, tudo altera aquilo que o cliente procura - os produtos de preferência, os preços que está disposto a pagar, as novidades que espera de si, entre outros. Por isso, prepare-se para estar em constante adaptação.


O feedback do cliente é um dos mais importantes, permitindo-lhe moldar a sua empresa e as suas estratégias. Procure onde ele se encontra, as redes sociais mais frequentadas, e contacte com ele o mais diretamente possível.


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