Como comunicar más notícias à sua equipa


Nem sempre tudo corre bem e na sua carreira esperam-lhe momentos menos felizes devido ao fim antecipado de um projeto, dificuldades financeiras, polémicas que prejudicam o nome da sua marca, entre muitos outros problemas. Nestes casos, é importante saber como lidar e dar a volta por cima mas é igualmente fundamental saber como transmitir à sua equipa tudo o que está a acontecer da melhor forma.


Seja sincero

Acima de tudo deve ser o mais sincero com a sua equipa. Explique o ocorrido e o modo como este aconteceu. Não aponte dedos e não tenha receio de explicar detalhadamente quais serão as consequências daí para a frente.


Deixe a emoção à porta

Pensos e achos não devem fazer parte do seu discurso. Foque-se nos factos, nas razões, e trate o assunto objetivamente. Antes de entrar na sala ou de telefonar, acalme-se e evite que o vejam nervoso. Agora mais do que nunca deverá mostrar confiança e controlo, afinal, é o que é esperado de um líder e a sua falta de calma pode espalhar a dúvida e o desconforto pela restante equipa.


Não fuja das perguntas

É fácil expor um problema e virar as coisas mas isto não irá ajudar ninguém, para não falar que ficará conhecido como insensível. Consoante a gravidade da situação é somente normal que existam várias perguntas sobre o que aconteceu, quais as soluções e o que acontecerá à equipa, ao seu salário, às promoções prometidas, aos projetos que já se encontravam em calha, por aí adiante.


Apresente soluções

O problema todos já conhecem mas o que importa nesse momento é saber quais os passos a seguir. Se já possui um plano não se esqueça de o partilhar o melhor que conseguir e, se ainda não souber como resolver a situação, não tenha medo de pedir opiniões. Tal como você, todos querem ver tudo voltar ao normal e quem sabe um dos membros poderá ter a solução perfeita.


Se é importante ter um bom líder nos melhores momentos, ainda mais importante é tê-lo em momentos de incerteza. Retire da sua experiência e use estas dicas para lidar com a situação da melhor forma possível. O seu negócio depende de si.


OUTROS ARTIGOS:

Razões que podem levar a sua empresa a mudar de nome

Será a adição de um chatbot ideal para si?


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais