Como conseguir um aumento


Num mundo perfeito a sua chefia iria compensá-lo ao longos dos anos pela sua lealdade e bom trabalho, útil ao crescimento da empresa. Contudo, na maioria das vezes não é isto que acontece e é necessário que você dê o primeiro passo. Pedir um aumento nunca é fácil e acarreta sempre consequências mas esperamos que este guia o ajude a conseguir uma remuneração que se encaixe melhor nas suas qualidades e necessidades.

 

Não se compare a colegas

Nunca fale do salário, por vezes superior, de colegas seus mesmo que estes se encontrem numa posição semelhante à sua. O facto de saber o valor da remuneração da restante equipa, dará a impressão (independentemente de correta ou não) de que você andou a questionar os colegas sobre o quanto eles ganham, algo nada profissional, para além de mostrar que você deseja o aumento somente porque os outros o conseguiram e não porque você acredita que o seu esforço e empenho valem mais do que a remuneração atual.

 

Demonstre o seu valor

Se está a pensar num aumento, de certo que tem acumulados algumas vitórias como uma venda importante que foi completa através do seu esforço ou um problema rapidamente resolvido graças à sua intervenção. Pense em tudo o que alcançou desde que se encontra na empresa, não apenas no cargo atual, e use isso a seu favor. Descubra o que o difere dos seus colegas.


Deixe as emoções de lado

Quando se administra os fundos de uma empresa, as decisões financeiras não devem ser feitas com base nas emoções. Por isso, por muito que a sua chefia goste de si e simpatize com os seus problemas, falar-lhes do familiar no hospital ou das despesas da escola dos seus filhos não o irá ajudar, pelo contrário, fará o seu pedido parecer mais como uma caridade do que com uma recompensa justa. O seu chefe provavelmente sabe dos seus problemas e cabe-lhe a ele perceber se isso deve ou não pesar a seu favor.

 

Não seja impulsivo

Após muito pensar percebeu que gostaria de ser aumentado. Evite chegar no dia seguinte à empresa e pedir imediatamente para falar com o seu chefe. Este é um assunto delicado e o ideal é pedir uma reunião com a sua chefia, garantindo que existe tempo para falarem pacificamente, sem a pressão de que uma das partes tem de ir embora. De igual modo, nunca trate deste assunto via e-mail. Presencialmente terá uma melhor percepção do que pensam de si e do seu trabalho.

 

Esteja pronto a oferecer mais

Por vezes, a única forma de conseguir um aumento é aceitar acrescentar algumas tarefas que justifiquem a mudança de remuneração. Consequentemente, deve estar preparado e livre para aceitar novas responsabilidades.

 

No final, lembre-se igualmente que pode não ser possível aumentá-lo por diversas razões, como problemas financeiros da empresa. Não deixe má impressão junto da sua chefia e mesmo que o seu pedido seja inicialmente negado, ela saberá que pode contar consigo no futuro. Aliás, se perceber que a empresa atravessa um período de incerteza, ofereça-se para ajudar no que puder! Verá que a sua carreira tenderá a crescer.

 

ARTIGOS RELACIONADOS:

Aumente a popularidade do seu novo site

Como estar a par da concorrência

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais