Empreendedorismo

Como construir um Escritório Sustentável


Em tempos de fragilidade ambiental e graves alterações climáticas, é essencial pensar em soluções sustentáveis e económicas em todos os âmbitos das nossas vidas – incluindo na atividade profissional e empresarial.

 

Felizmente, a arquitetura, engenharia e conhecimento comum já disponibilizam diversos recursos para tornar os espaços de trabalho mais otimizados para a sustentabilidade.

 

Se está a pensar construir ou arrendar o seu próprio escritório, uma boa opção que deve considerar são os contentores – atualmente muito trendy mas particularmente eficazes na otimização de espaço, baixo orçamento e capacidade de mobilidade. Da mesma forma deve lembrar-se que o posicionamento do escritório é essencial, pois só com uma localização precisa e otimizada poderá poupar ao garantir uma boa iluminação e ventilação natural. Da mesma forma é essencial otimizar a orientação do mesmo, por exemplo, um edifício orientado para este é ideal para construir escritórios porque aproveita a posição nascente do sol, por outro lado um edifício orientado para norte pode ser uma escolha acertada em locais frios, porque conseguirá economizar energia da utilização de aquecedores.

 

No que respeita a materiais de construção, há sempre opções ecologicamente mais corretas sem grande impacto no orçamento. A cerâmica é um destes exemplos, concorrendo com a pedra tradicional, e sendo mais leve, barata e de menor impacto para o ambiente.

 

Em países dominados por um clima onde predomina o sol, aproveite para economizar energia elétrica implantando painéis solares no topo do edifício. Se tiver um edifício mais horizontal também pode optar por plantar relva no telhado, o que ajudará a reduzir a temperatura no interior do edifício e, assim, poupar no ar condicionado.

 

Também a água da chuva poderá ser aproveitada, por exemplo, para recolha e armazenamento e utilização posterior nas casas-de-banho.

 

Do ponto de vista da utilização prática do escritório, há várias formas de tornar a sua atividade mais sustentável e amiga do ambiente, desde o corte na utilização de papel – é sempre uma boa opção trabalhar em cloud – passando pela obrigatoriedade de desligar ou colocar os aparelhos eletrónicos em hibernação quando não estiver presente, sem esquecer a reciclagem de materiais.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como poupar eletricidade no escritório

5 Dicas para Reduzir Custos na Empresa

Como poupar em Logística – Transporte & Armazenamento

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais