Como ter aquela conversa difícil enquanto chefia


Anunciar um despedimento, um corte de ordenado, o final de uma parceria importante, o afastamento de um membro, tudo isto são momentos difíceis para qualquer chefe ou patrão e saber comunicar-se da melhor forma irá ajudar a equipa a não perder a confiança em si nem a motivação para continuar a dar o seu melhor. Uma comunicação errada pode ser catastrófica.


Alimente previamente as relações de trabalho

Um bom chefe mantém uma relação com a sua equipa por mais minimalista que seja. Questione frequentemente os profissionais sobre como está a correr a sua estadia e não tenha receio de conversar abertamente com eles. Deste modo, irá criar uma relação que lhe será favorável na altura de dar a notícia. Uma má notícia proveniente de um chefe ausente terá consequências mais negativas do que uma vinda de alguém com quem possui alguma proximidade.


Opte pelo momento privado

Revelar determinado assunto ao profissional em frente à sua equipa, pode facilmente criar mau ambiente entre a mesma. Os temas delicados devem ser discutidos em privado, colocando o profissional mais à vontade para dar a sua opinião e evitando que este seja “humilhado” à frente de colegas - demonstrando igualmente desrespeito da sua parte.


Seja o mais claro possível

Não deixe nada para ser adivinhado. Contextualize a sua mensagem e esclareça todas as dúvidas que o profissional possa ter. No caso de um despedimento, por exemplo, seja bastante claro quanto às razões que levaram a esta situação. O mesmo deverá acontecer aquando da perda de um cliente ou de um número de vendas reduzidas.


Saiba responsabilizar-se

Exceto raros casos, a responsabilidade recairá sempre sobre si pois é você que está encarregue de analisar a produtividade da equipa, de contratar novos membros, de verificar que tudo está a correr bem. De certo modo, qualquer falha acaba por ser responsabilidade sua e é importante mencionar o que você poderia ter feito de diferente, antes de eventualmente comentar as falhas de outros membros. Lembre-se que você deve guiar a equipa.


Uma conversa difícil sê-lo-á provavelmente ainda mais difícil para o outro, por isso, tenha extra cuidado e sensibilidade na hora de se comunicar. Mostre que está do lado da equipa, responda a todas as questões, e demore o tempo que for necessário.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como abordar aquele tema complicado no trabalho

Crie ligações profissionais e pessoais duradouras


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais