Empreendedorismo

Como criar uma Cooperativa


 

1 – Criação de um Grupo
Uma cooperativa é um grupo de pessoas que se reúne para encontrar respostas para as suas próprias necessidades. Tentem responder às questões: ‘Que necessidade comum precisamos de satisfazer?’ e ‘Como somos capazes de responder a essa necessidade?’.


2 - Contacto da CASES e consulta do Registo Nacional de Pessoas Coletivas
É crucial estabelecer, numa primeira fase, contacto com estas entidades para esclarecer dúvidas quanto a requisitos de criação de uma cooperativa.

 

3 - Escolha do ramo cooperativo
O Código Cooperativo prevê como ramos do setor: consumo, comercialização, agricultura, pescas, crédito, habitação e construção, produção operária, artesanato, cultura, serviços, ensino e solidariedade social. De acordo com a atividade, a cooperativa deverá enquadrar-se num ramo ou, funcionando como cooperativa multissetorial, escolher um ramo de referência.

 

4 - Estabeleça o objetivo da cooperativa
Cada ramo de cooperativa responde a diferentes necessidades, pelo que é necessário definir desde o início o objeto social da cooperativa. Nesta etapa, é ainda importante avaliar as valências de cada membro da cooperativa e observar se o conhecimento conjunto é o necessário para gerir e desenvolver a mesma. Se necessário, a CASES e as Confederações cooperativas promovem cursos de formação para membros de cooperativas.

 

5 – Projeto da Cooperativa
É essencial que responda às questões:
- Quais são as atividades que a nossa cooperativa vai desenvolver?
- A quem se destinam estas atividades?
- Como vamos garantir a sustentabilidade financeira da cooperativa?
- Quais são as nossas forças e fraquezas para impulsionar o projeto?
- Quais são as oportunidades e ameaças que existem na nossa comunidade, no país e no mundo?

 
6 - Estrutura organizacional
Como qualquer outra organização, os membros da cooperativa terão de definir uma estrutura organizacional e eleger os órgãos sociais, onde cada membro saiba que papel desempenha, registando as funções nos estatutos da cooperativa. Numa estrutura democrática, é atribuída responsabilidade a alguns membros – os/as titulares dos órgãos sociais. Eles são, em última análise, responsáveis perante todos os membros da cooperativa, que os elegeram.

 

7 - Compromisso com os valores e os princípios cooperativos
É essencial conhecê-los e segui-los já que constituem linhas orientadoras de como dirigir e organizar uma cooperativa.
 

8 – Constituição formal da Cooperativa
Envolve todos os processos de certificação, registo e inscrição na Segurança Social que poderão ser consultados em cases.pt.

 
9 – Credencial (de Constituição e Funcionamento)
Emitida anualmente pela CASES, comprova a constituição e o funcionamento da cooperativa. De notar que os apoios técnico, financeiro e fiscal às cooperativas por parte de entidades públicas requer a sua existência. Para obter a credencial, deverá ser enviado à CASES um pedido, com cópia de: ata de Assembleia de Fundadores, estatutos, declaração de início de atividade, cartão de empresa e certidão permanente.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais