Empreendedorismo

Como criar uma Loja Online


Criar uma loja online é uma forma simples e sem custos de começar um negócio. Eis como fazê-lo.
 
1.  Registar o domínio

Antes de criar o site é importante registar o domínio, que é, basicamente, o nome da loja online. www.qualquercoisa.pt, ou .com, dependendo do alcance que se quer.
 
2.  Criar a loja online

Depois de registado o domínio o próximo passo é criar a loja online, propriamente dita. Ou se faz de raiz, contratando um programador e um web designer e tudo fica de acordo com as especificidades do negócio, ou se escolhe a versao web based, cujos formatos online estão predefinidos e disponíveis gratuitamente por várias empresas - freewebstore.org, por exemplo. Se esta é a primeira vez nesta área recomenda-se esta segunda forma, mais simples e barata de iniciar. Até porque quanto mais depressa se tratar desta questão, mais depressa se começa a vender.
 
3. Adicionar produtos

O passo natural, depois do registo do domínio e da criação da loja online, é começar a colocar os produtos para venda. A imagem dos mesmos é muito importante até porque é a única forma de contacto que o cliente tem com o produto. Uma boa imagem é, naturalmente, uma forma de aumentar as vendas. Detalhes do produto e formas de pagamento também são aconselhados.


4. Escolher o design

Normalmente, os programas trazem já templates pré-definidos pelo que a escolha se torna mais fácil. Mas é importante lembrar que um bom design é meio caminho andado para a venda e credibilização do produto. A ideia é que o cliente fique entusiasmado com o produto, mesmo não tendo contacto com ele fisicamente. Por isso, o ideal é escolher um design simples que favoreça as vendas, acima de tudo. Premisas a ter em conta: títulos de produto legíveis, boas imagens, site fácil de navegar.
 
5. Envio e opções de pagamento

Agora que a loja online está quase montada, falta outro passo importante: o pagamento e a forma e portes de envio. O ideal é que tudo seja o mais intuitivo e fácil possível para harmonizar as compras por impulso e os clientes que estão convictos em comprar. Cada software oferece formas simples de layout de pagamento e cabe ao empreendedor escolher a empresa que fará o processo. As mais usadas são o Pay Pal e Easy Pay, para compras sem cartão de crédito, e o VISA, para compras a crédito. Não esquecer ainda de informar sobre formas de envio e os respetivos portes, caso os cobre.

6. Vender

Este é o básico de qualquer loja online. Mas tudo o que se puder fazer para aumentar a navegação e as vendas de produtos são mais que bem vindos. O esforço inicial não é muito. A manutenção é que requer mais dedicação, esforço e trabalho. Já para não falar de envios, publicidade, serviço ao cliente, e quase tudo aquilo que um negócio que exista fisicamente também requer.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Recursos para Criação de Loja Online

Como atrair clientes online

 

 

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais