Empreendedorismo

Como criar uma rede de franchising


Se está a pensar em iniciar o seu próprio franchising, deve saber que, para que este empreendimento tenha sucesso, deve passar uma série de passos que o levarão até ao sucesso. A preparação é a sua melhor amiga.

 

Informação

Reúna a maior quantidade de informação possível sobre modelos empresariais de sucesso que levaram pequenas marcas a tornar-se grandes empresas franchisadas. Não se esqueça de se informar também junto do Instituto de Informação em Franchising (http://www.infofranchising.pt/) que poderá ajudá-lo nos primeiros passos para este grande empreendimento.

 

Avaliação de Viabilidade

A decisão de tornar a sua marca um franchising requer muita reflexão e atestar a viabilidade deste projeto, estabelecendo as características do mesmo, as condições que quer estabelecer para a exploração e o formato deste. Este período de avaliação deverá dizer-lhe com certeza se o avanço para o franchising é ou não aconselhável – aceite que pode simplesmente não ser. Lembre-se de considerar a evolução da ideia a franchisar, perfil de clientela, análise SWOT, perfil do franchisado, fatores de fidelização, aspetos operacionais, análise de questões logísticas, definição de fórmula económico-financeira e análise de todos os aspetos jurídicos.

 

Preparação

Depois de ter a certeza de que é viável avançar para a opção do franchising, chegou o momento de estruturar o seu negócio para o encaixar nesta nova realidade. O mais importante é padronizar informação para que seja de mais fácil transmissão através dos seguintes documentos – contrato de franchising, manual operacional, manual relacional, manual de gestão, manual técnico, manual de imagem corporativa. Nesta fase deve ainda definir pormenorizadamente o perfil do franchisado-tipo e estabelecer o seu processo de formação (teórico-prática, módulos contínuos e de acompanhamento na abertura do espaço individual).

 

Contrato

Não se deixe enganar. O contrato de franchising deve ser uma das últimas coisas que deve fazer. Não prescinda de um advogado especialista em franchising e empresas e respeite todas as disposições do Código Deontológico Europeu de Franchising, da legislação portuguesa e da legislação comunitária vigente.

 

Lançamento

Nesta última fase é crucial definir as etapas do processo de seleção, desenvolver uma bem-sucedida campanha de lançamento, criar materiais de apoio para os seus franchisados (uma espécie de dossier de captação de franchisados), formar uma equipa de confiança e estude a melhor forma de divulgar o seu projeto.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

O que é o Franchising

Termos do Franchising

Mitos do Franchising

Piores Setores do Franchising

Melhores Setores do Franchising

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais