Empreendedorismo

Como criar um slogan


O que é que torna um slogan memorável? Se está a pensar criar um slogan para o seu negócio ou produto, é possível que queira encontrar algo que represente a sua marca, mas que ao mesmo tempo seja memorável e catchy. Alguns exemplos célebres de bons slogans são “just do it!” (nike), “i’m loving it” (mcdonalds), “porque eu mereço” (l’oreal) ou “redbull dá-te asas” (redbull), mas como dar o próximo passo para congeminar a combinação de palavras inesquecível que inconfundivelmente indentificará a sua marca?

 

Eis algumas dicas importantes:

 

1. KISS – Keep it short and simple

Uma das formas mais fáceis de tornar o seu slogan fácil de recordar é criá-lo simples e curto – no máximo com 8-10 palavras.

 

2. Ritmos e rimas

Um slogan com mais do que uma palavra deve obedecer a pelo menos dois destes três critérios: deve ter ritmo (mais reconhecíveis), deve rimar e deve ter musicalidade (mais fáceis de recordar).

 

2. Consistência

O branding consistente é uma das chaves do negócio, quer tenha uma PME ou uma grande empresa. Assegure-se de que o slogan condiz com o seu logótipo, nome e imagem.

 

3. Foque-se na diferença

Descubra a sua melhor proposta de venda e use-a. Incorpore o que o diferencia e o que o torna especial no seu slogan.

 

4. Foque-se no benefício

Quase todos os slogans de sucesso têm um foco específico na razão pela qual o cliente gosta do produto/serviço. Chamar a atenção para um benefício-chave torna o seu slogan e a sua empresa ainda mais apetecíveis.

 

5. Assegure-se de que se aguenta sozinho

Dê pistas sobre o seu público-alvo ou a natureza do seu negócio sem que seja necessária informação adicional sobre este.

 

6. Seja honesto

Quando se cria um slogan é muito fácil deixar-se levar, contudo é imperativo que o slogan seja um reflexo honesto do seu negócio. Dizer que é “o primeiro” a fazer alguma coisa ou “o melhor” é um tremendo turn-off para os clientes.

 

7. Esteja aberto a críticas

Ser criativo é difícil, mas há sempre formas de facilitar o trabalho. Use sondagens para obter opiniões dos seus seguidores, faça concursos de slogans ou se estiver especialmente desinspirado, use geradores de taglines automáticos para aquecer os motores cerebrais.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ideias de Marketing Low Cost

 

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais