Como dar um discurso digno de um TEDx


Seja numa reunião ou numa press conference, mais tarde ou mais cedo irá precisar de desenhar um bom discurso, capaz de cativar e convencer os presentes, contudo, isto não é uma tarefa fácil. Escrever simplesmente algo não é suficiente e existem alguns truques que deve aprender de modo a ser capaz de criar algo com antecedência e bem pensado. Por isso, venha descobrir como fazer um discurso ao nível dos TEDx.


Tenha extra atenção às primeiras palavras

Tal como acontece num vídeo, os primeiros segundos são fulcrais num discurso. É neste curto tempo que a sua audiência irá tomar uma decisão importante: ouvi-lo ou não. Seja a conversar com a pessoa ao lado ou a mexer no telemóvel, é fácil a sua audiência perder-se e deixar de prestar atenção ao que está a dizer, por isso, é fulcral conquistá-la imediatamente. Como? Comece com um tom de voz confiante e partilhe uma história emocionante, uma citação que todos conhecem ou inicie o discurso levantando uma pergunta pertinente e que deixe todos curiosos.


Faça a sua audiência sentir a mensagem

O que quer que a sua audiência sinta no final do discurso? Deseja que esta fique inspirada, motivada, preocupada, ou informada? Será o objetivo dele que o publicado absorva uma mensagem ou uma lição? No final, deverão eles somente refletir sobre o que foi dito ou de facto fazer algo como votar ou doar dinheiro?


Foque-se no racional mas não desvalorize o emocional

Mostrar gráficos é sempre uma boa ideia para demonstrar factos, contudo, informação crua raramente convence seja quem for. Aliada à lógica deve estar sempre a emoção. Falar dos números e das suas consequência na vida real. Partilhe histórias pessoais ou de amigos relativas aos dados que está a revelar. Por exemplo, se está a falar da mudança de clima, pode optar por mostrar somente que as temperaturas globais estão a mudar drasticamente. Mas melhor do que isso, é contar algumas histórias de como isso prejudicou um amigo seu agricultor ou como os efeitos desta alteração estão a prejudicar os animais juntos da sua área de residência.


Junte tudo numa narrativa cativante

Torne o seu discurso numa jornada que parta de um problema ou afirmação e que se vai desenrolando até ao final. Crie uma história em como você se deparou com algo, o modo como isto o influenciou, e a forma como concluiu a experiência. Mesmo que não seja verdadeira, o que idealmente deve ser, ter uma história que una toda a informação é uma excelente estratégia para construir um bom discurso.


Prepare tudo com tempo, contrate um “escritor fantasma” ou fale com um amigo e coloque sobre a mesa toda a informação que deseja transmitir. Depois junte tudo usando estes truques e construa um discurso inspirador e que cative toda a sua audiência do início ao fim. Quem sabe, um dia será convidado de um TEDx.


OUTROS ARTIGOS:

Como fazer um bom coach quando nada resulta

Cative a atenção da geração Baby Boomers (1946 e 1964)


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais