Como delegar tarefas na sua Empresa


Um dos grandes erros de novos empreendedores é tentarem fazer tudo sozinhos. A solução mais simples e eficaz? Delegar. É claro que não é assim tão fácil, mas a verdade é que qualquer empreendedor pode e DEVE delegar. Eis algumas dicas para começar a fazê-lo.

 

 

DENTRO DA EQUIPA

Crie Foco

Pegue numa folha de papel e faça um risco vertical no meio. Escreva no topo “Foco total”. Do lado esquerdo escreva todas as tarefas que tem de fazer durante a semana, desde atender o telefone a criar novos produtos a lidar com fornecedores. Do lado direito escreva três coisas que adora fazer no trabalho. Compare as listas.

 

Agrupe tarefas

Coloque cada uma das tarefas que listou dentro de uma de três áreas: Administrativa, Vendas/Marketing e Produção.

 

Documente

Para cada uma das tarefas, estabeleça processos de ação. Faça screenshots, organize por passos – seja o que for – mas coloque tudo num papel e comece a organizar um dossier chamado Manual de Procedimentos e que qualquer membro da equipa poderá consultar quando tiver dúvidas acerca de determinado processo.

 

Peça feedback

Na verdade, não há nada como uma reunião semanal rápida com a equipa para receber algum feedback da sua equipa sobre como estão a lidar com os seus trabalhos e o que podem fazer mais para melhorar a sua performance. Não só vai ajudá-lo a delegar mais tarefas como vai estar a envolver mais os colaboradores no dia-a-dia da empresa tornando-os automaticamente mais motivados.

 

 

OUTSOURCING

A oferta de freelancers ou assistentes é tanta pela web fora que o espanto está na relutância de tantos empreendedores em enveredar pelo outsourcing para suprir determinadas necessidades. Organize-se, estabeleça as prioridades de controlo que quer ter na empresa, mas não tenha receio de procurar ajuda exterior para certas secções da empresa – ex: finanças.

 

 

AUTOMATIZE

Existem diversas ferramentas que permitem automatizar tarefas repetitivas como o marketing nas redes sociais por exemplo – use uma delas para agendar as suas publicações e seguir os resultados das mesmas, avaliando a performance do seu meio.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Formas de tornar a sua equipa remota mais produtiva

Liderança

6 Personalidades que devem existir numa Startup

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais