Como saber se deve lançar um app?


Várias empresas estão a optar pelo lançamento do seu próprio app, um local onde o consumidor pode encontrar uma loja online e até artigos sobre os produtos. No entanto, este passo pode não ser o mais correto para a sua empresa.


É verdade que grande parte dos consumidores passam longas horas ao telemóvel mas é igualmente importante ter em atenção que 80% dos utilizadores desinstalam ou deixam de usar a maioria dos apps que instalam passados três meses, transformando-se num enorme prejuízo especialmente para empresas mais pequenas. Então, como saber se deve lançar um app?


Teste o tráfego em dispositivos móveis

Antes de se aventurar num app adapte o seu site a um modo mobile, mais compacto, e verifique como o tráfego se comporta - a maioria dos sites acaba por conseguir maior tráfego de dispositivos móveis, podendo chegar até aos 60%. Se isto acontecer está na altura de verificar os prós e contras de criar um app com alguns serviços especiais.


Existem apps na sua área de mercado?

Olhe para a sua concorrência e perceba se existem apps na sua área de mercado. O seu tráfego até pode ser elevado mas o seu tipo de cliente pode preferir visitar o seu website e não um app. Claro que este ponto é subjetivo pois a sua concorrência pode ainda não ter experimentado este tipo de software mas se a sua empresa está a dar os primeiros passos, pode não ser uma boa ideia tentar inovar num aspecto tão sensível sem antes perceber a sua utilidade.


Qual é a novidade?

Se você já possui uma plataforma online, como normalmente as empresas têm, qual é a novidade que pretende trazer com o seu app? Funcionará como um cartão cliente? Possuirá conteúdo exclusivo que sabe que irá atrair clientes ou oferecer uma experiência do seu produto que não se encontra no site? Se não existem planos para algo novo, a melhor opção poderá ser continuar a optimizar o site para os dispositivos móveis.


Pretende criar uma experiência de partilha?

Ao planear um app deve ter a certeza que o seu conteúdo pode ser total ou parcialmente partilhado pelas redes sociais, de forma a evitar a morte do mesmo. Mais do que usar o app isoladamente, o ideal é convidar o utilizador a partilhar as suas experiências usando funcionalidades do dispositivo móvel, como a câmara ou os contactos, para espalhar a sua marca por amigos e familiares.


Um app não é somente uma novidade popular mas uma plataforma que deve servir um propósito maior, como trazer clientes ou lucro à sua empresa. Criar um software desta natureza é trabalhoso e, na maioria dos casos, caro, obrigando-o a desviar parte do orçamento para algo que poderá não lhe trazer o retorno desejado. Estude bem o mercado e o seu público-alvo, e reflita sobre as reais vantagens e desvantagens para o seu negócio em particular.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Dicas para construir um app de sucesso

Como criar uma app de sucesso


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais