Como dominar as promoções do Facebook


As promoções e anúncios em redes sociais já se tornaram uma norma tanto para empreendedores como para consumidores, pelo que sentimos que é seguro admitir que as empresas conhecem bem as capacidades e alcance do targeting de uma rede titã como o Facebook.

 

No entanto, se já experimentou esta ferramenta, o mais provável é que tenha obtido resultados que ficaram aquém do que esperava, mas é crucial não desistir já desta ferramenta cheia de potencialidade. Eis 5 questões-chave que deve ter em atenção no que respeita a este tema.

 

Especifique muito bem a audiência

O Facebook tem capacidades de targeting tão impressionantes que se tornam quase assustadoras. Depois dos básicos como género, idade e localização, pode ainda mergulhar bem fundo nos seus interesses e marcos de vida. Por exemplo, pode criar um target para pessoas que tiveram filhos recentemente, ou para viajantes frequentes ou leitores de determinadas publicações.

 

Posicionamento está relacionado com o conteúdo e com o contexto

Atualmente o Facebook disponibiliza uma miríade de posicionamentos para os seus anúncios, desde o tradicional na timelime, aos posicionamentos na coluna direita do Facebook, Instagram e outros como a Audience Network (aplicações que mostram anúncios do FB no seu interface). Diferentes posicionamentos têm diferentes contextos e objetivos. Por exemplo, num feed de mobile não vai encontrar pessoas com disposição para ver vídeos longos ou descarregar apps.

 

Teste A/B pode ser o seu melhor amigo

Testar é meio caminho andado para o sucesso e é muito fácil fazê-lo no Facebook. Experimente diferentes orçamentos e investimentos, posicionamentos, audiências diversificadas, e teste o mesmo anúncio com imagens e textos diferentes. Investigue o que realmente funciona.

 

Facebook Pixel

O Facebook Pixel é o pedaço de código que precisa de instalar no seu site para lançar cookies aos seus visitantes no sentido de fazer um retargeting mais tarde e encontrar audiências semelhantes. Este “duende trabalhador” torna o marketing nas redes tão mais fácil que não vai acreditar. Adicionalmente, pode implementar Pixels específicos para investigar quantas pessoas compraram no site que vieram encaminhadas do Ad no Facebook, quantas leads teve de formulários enviados ou quantas pessoas deixaram o carrinho de compras antes de terminar a compra.

 

Opções Avançadas são uma enorme Oportunidade

Assim que estiver familiarizado com a criação de ads no Facebook, não tenha receio de mergulhar nas opções mais avançadas já que elas apresentam imensas oportunidades para si. Agende os seus anúncios para correrem entre datas específicas (por exemplo, porque não promover um especial de almoço para o seu restaurante para pessoas num raio de 5 KM?). Pode também, por exemplo, especificar o que mostrar a alguém que esteja ligado a uma rede wi-fi por oposição a dados, o que lhe permite apresentar-lhe um ficheiro maior para download, ou um vídeo.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Facebook para Empresas

Facebook Canvas

Como sobreviver às alterações do Facebook

Como criar um anúncio Canvas no Facebook

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais