Como elaborar a apresentação em PowerPoint perfeita


Outrora o programa mais interativo e estimulante para auxiliar apresentações (fossem elas escolares ou de reuniões de trabalho), o PowerPoint começou nos recentes anos a ser visto como algo fora de moda e pouco motivante.

 

Contudo, o problema não reside totalmente nele mas sim no modo como os oradores começaram a apoiar-se nesta ferramenta e a desleixar não apenas o seu visual como a própria apresentação oral. Quer saber como elaborar uma apresentação que cative os presentes e o deixe orgulhoso?

 

1. Faça o trabalho-de-casa

Você já sabe do que se trata a apresentação. Mas será que quem o está a ouvir vai compreender todos os pontos que deseja transmitir? Pesquise um pouco sobre os interesses dos participantes e elabore uma espécie de guião que desperte o seu interesse. Não escreva somente uma apresentação para si mas fundamentalmente para quem o vai ouvir. Feito isto, treine o seu discurso! Seja à frente de um espelho ou para um familiar ou amigo, experimente ler a sua apresentação em voz alta e vai ver que encontrará pontos que podem ser melhorados de forma a serem transmitidos de modo mais eficaz.

 

2. Planeie um PowerPoint cuidado

Elaborado um bom texto é necessário ter alguns cuidados com o planeamento da sua apresentação PowerPoint. Prefira o 16:9 em detrimento do 4:3, adapte o fundo e a cor das letras à sala de reuniões (fundo negro e texto claro em salas escuras, fundo branco e texto escuro em salas bem iluminadas), escolha um tema para que os títulos sejam todos iguais, escreva apenas as ideias mais importantes, tenha atenção ao tipo de letra (Times New Roman é ideal para documentos mas pouco estético em slides, use o sans-serif - é o mais popular), e evite stock images (transmitem um ar pouco profissional). Mas tenha cuidado! Não caia na tentação de copiar todo o texto para o PowerPoint. Escreva somente os pontos importantes e não o leia, utilize-o sim como ponto de referência.

 

3. Aprenda a falar com o seu público

Sabia que tem cerca de trinta segundos para chamar a atenção do seu público? Citar uma frase famosa, mostrar uma estatística surpreendente, ou questionar as pessoas são algumas das técnicas mais usadas para captar o ouvinte. Lembre-se igualmente que não conseguimos reter muita informação de uma só vez e, por isso, deve focar-se nos pontos importantes, partilhando o restante num pequeno documento que possa distribuir pelos presentes. Finalmente, mantenha a sua apresentação interessante, tenha uma boa dicção e fale num tom forte.

 

4. Chame a atenção para si

Seja carismático, mexa-se um pouco, caminhe pela zona de apresentação, faça contacto visual com os presentes! Você é a alma da apresentação e o PowerPoint perfeito existe somente se se entregar a ela. Leve o público a interessar-se primeiramente em si e depois no seu produto ou na sua ideia. Quanto mais amigável e confiante for, mais facilmente cativará os que o rodeiam.

 

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