Empreendedorismo

Como elaborar um Plano de Marketing


O planeamento é um passo inicial no início de qualquer parcela de um negócio ou atividade, permitindo identificar possíveis futuros erros e oportunidades, como ter ainda a possibilidade de seguir um mapa de ação pensado com todo o rigor.

Mais especificamente, o plano de marketing é associado ao lançamento de um produto, marca ou mesmo empresa/negócio, tendo como objetivo máximo a conquista de clientes e a promoção do negócio e do que este tem a oferecer. Por mais drástico que possa parecer, a verdade pura e dura é que o sucesso de um produto/marca/negócio está largamente dependente de um bom plano de marketing.

A implementação do plano de marketing divide-se em sete momentos essenciais.


Análise-Diagnóstico
A primeira parte do plano de marketing deve consistir numa análise global da marca, incluindo o ambiente externo e interno. Deverá realizar-se a três níveis:
- análise de mercado: características, segmentos, meio envolvente; permitirá identificar potenciais clientes, locais onde produto é consumido, locais de compra, clientes, motivações e canais de distribuição;
- análise de concorrência: características genéricas da concorrência; identifica quotas de mercado, condicionalismos externos, cálculo da notoriedade de cada concorrente, encontrar posicionamento em relação à concorrência;
- análise interna: análise à própria empresa; identificação de volume de vendas, imagem transmitida, notoriedade da marca, custos, rentabilidade, recursos humanos.


Análise SWOT
Depois do diagnóstico da situação atual, é crucial sintetizar a informação recolhida, por forma a facilitar a compreensão e interpretação. É neste momento que surge a análise SWOT, que relaciona os pontos fortes e fracos da empresa com as oportunidades e ameaças externas do mercado.


Definição de Objetivos
A etapa de fixação de objetivos é também crucial, já que é neste momento que se começa a delinear uma estratégia e se determina a sua direção. De um modo geral, os objetivos deverão respeitar a mnemónica SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Time-sensitive).


Escolha de Opções Estratégicas
A escolha de opções estratégicas permitirá colocar os objetivos delineados anteriormente em prática. Deve estabelecer-se:
Alvo – qual o segmento de mercado a que se quer dirigir;
Fontes de Mercado – onde irá buscar/conquistar clientes;
Posicionamento – forma como a empresa é vista pelos consumidores; é aqui essencial distinguir benefícios distintos dos oferecidos pelas outras empresas do mercado;


Marketing Mix
Passo usualmente definido como “marketing operacional”, que basicamente aplica a estratégia definida às quatro variáveis do marketing mix:
- Produto (product): definir que serviços/produtos disponibilizar/vender;
- Distribuição (placement): política de distribuição de produtos (canais, tipo de intermediários, etc);
- Comunicação (promotion): estratégia de comunicação para aumentar notoriedade da marca/produto;
- Preço (price): define política de preços a aplicar e ajuda a posicionar produtos/serviços e a definir margens de lucro.


Plano Financeiro
Uma vez definida a estratégia, é fundamental elaborar um plano de custos. Desta forma é possível averiguar os gastos de cada ação, e compará-los com os lucros previstos.


Avaliação e atualização do Plano de Marketing
Ao longo de todo o plano, deve manter-se uma atitude simultânea de controlo e reajuste, tendo sempre em vista a otimização de resultados. Desta forma, o plano de marketing deve ser alvo de constante avaliação e, se necessário, alteração, adaptando-se assim às várias condicionantes e mudanças no ambiente externo e interno da empresa.

 

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