Empreendedorismo

Como elaborar uma Proposta Comercial


Uma proposta comercial é um documento que tem o objetivo de descrever o que a sua empresa pode oferecer (produto/serviço) ao seu cliente e de que benefícios gozará ele quando efetuar a compra.

 

Em termos práticos, a proposta comercial é uma forma de strandardizar documentos e de melhorar a imagem da sua empresa ao olhar do cliente, que a passa a ver de um modo muito mais profissional.

 

No entanto, quais os passos para criar uma boa Proposta Comercial? Eis uma checklist que o ajudará no propósito:

 

1. Capa

Desenhe uma capa estilizada, com boa apresentação e design, e imprima-a num papel de gramagem mais elevada. Este elemento deve conter, pelo menos, o nome do projeto e o logótipo da sua empresa.

 

2. Índice

Não é obrigatório, mas facilita – e muito! – a navegação do cliente pela proposta.

 

3. Introdução e/ou Objetivos

É uma espécie de amostra do que está para vir. Apresente a sua proposta de uma forma geral, abordando de forma sucinta, convincente e breve o potencial do seu produto/serviço.

 

4. Metodologia

Explique como pretende atingir os seus objetivos e expanda a descrição das características dos produtos/serviços que oferece.

 

5. Cronograma

Se aplicável, elabore um cronograma onde poderá detalhar os prazos de entrega dos serviços que assumiu anteriormente.

 

6. Orçamentação

Não se esqueça de incluir a indicação do preço da execução do serviço ou do produto, ou até uma tabela orientativa para casos de apresentação de mais de uma modalidade de serviço/produto. Acrescente também os prazos dos mesmos.

 

7. Responsabilidades do Cliente

Explicite as responsabilidades do lado do cliente que possam ter interferência no sucesso da relação comercial.

 

8. Validade

Uma proposta comercial não pode nem deve ter validade indefinida. É importante que seja definido um prazo para que o cliente aceite ou não a mesma, dando a ideia que, caso não o faça, as condições oferecidas não serão novamente as mesmas.

 

9. Termo de Confidencialidade

Se achar que a informação que a sua proposta contém é demasiado valiosa, pode incluir no documento um Termo de Confidencialidade para assegurar que o cliente não pode revelar o conteúdo da proposta e/ou produto a ninguém.

 

10. Anexos

Acrescente no final mais informações que possa achar relevantes para a proposta. Por exemplo, gráficos de performance online, web analytics, etc.

 

 

Com esta estrutura já deverá conseguir apresentar uma sólida proposta comercial, no entanto, há mais algumas questões que deve relembrar: não escrever textos demasiado longos, não oculte informação importante, seja criativo e lembre-se de que quanto mais pedir pelo produto/serviço mais detalhado deve ser o seu documento.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como elaborar uma Carta Comercial

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais