Empreendedorismo

Como elaborar uma Oferta de Emprego


A observação de alguns princípios simples pode melhorar muito as suas ofertas de emprego e fazê-las funcionar a seu favor, adiantando muita triagem que será mais tarde necessária nos processos de entrevistas.

 

Antes de começar…
Lembre-se que todos os trabalhos são diferentes, e que as ofertas de emprego existem para o benefício dos potenciais candidatos. Tente ver pelos seus olhos. Gaste algum tempo a pensar o que distingue a sua oferta das outras – o que poderá levar o candidato a aceitá-la, quais os benefícios que oferece, o que a torna interessante, o que é importante fazer passar sobre a empresa.

A primeira frase
A primeira frase é aquela que deverá imperativamente chamar a atenção. Idealmente pegando em um ou dois pontos dos referidos anteriormente, a frase deve ser séria mas um começo leve e descontraído pode funcionar bem – cuidado com as piadas, que podem tornar-se um falhanço muito facilmente.

 

Mencione SEMPRE o salário
Os anúncios que mencionam o salário são muito mais eficientes do que os restantes. Mesmo que tenha de chegar a um valor genérico e suscetível de ligeiras variações, não deixe de o incluir.

 

Lembre-se do básico
É fácil estar tão familiarizado com algo tão fundamental e óbvio que acaba por se esquecer de o mencionar no anúncio. Além da informação salarial, lembre-se de incluir as seguintes informações:
- Nome da Empresa (para que a oferta tenha mais credibilidade e o candidato possa pesquisar informação);
- Função pretendida (com breve descrição objetiva; foque-se apenas num cargo e não se desvie pedindo características que não lhe dizem respeito);
- Qualificação do candidato;
- Horário de trabalho;
- Contactos

 

Menos é mais
Quando acabar de escrever o anúncio, releia-o cuidadosamente e retire palavras e frases desnecessárias, já que um anúncio sucinto é muito mais fácil de ler e é suscetível de receber uma melhor resposta.

 

Segunda opinião
Antes de publicar a oferta, peça aa alguém para a ler e avaliar se faz ou não passar a natureza e obrigações da função oferecida, os benefícios, requisitos e informação sobre a empresa.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como conduzir uma entrevista de emprego

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais