Empreendedorismo

Como encontrar o escritório ideal


O entusiasmo da aposta num primeiro espaço comercial pode toldar os sentidos no momento da escolha do referido espaço, não levando em conta necessidades e elementos que o poderão afetar no longo prazo.

 

Algumas diretivas são, assim, obrigatórias.

 

Aconselhamento profissional
A primeira coisa a fazer quando procura um espaço comercial ou escritório é pedir ajuda profissional – um bom agente imobiliário pode parecer um custo supérfluo à primeira vista, mas a verdade é que pode ajudar a contornar erros que podem valer a vida da sua empresa. Além de ajudarem com a localização, estes agentes podem ainda auxiliar na negociação com senhorios e identificar problemas exteriores que lhe tenham escapado.

 

Envolva sempre o advogado
Se está particularmente entusiasmado com um ou vários espaços, peça ao seu advogado para estudar os contratos de arrendamento, salvaguardando assim os seus interesses – uma vez assinado o contrato, o pagamento de renda é obrigatório, mesmo que o negócio acabe eventualmente.

 

Localização
Um dos fatores mais importantes a considerar na sua escolha – a localização convém aos seus mais importantes colaboradores? E aos clientes? É uma zona renovada e bem frequentada ou em estado de deterioração? Além de todas estas questões, tenha o cuidado de prever alguns espaços de estacionamento e acessos de transportes, não só para os colaboradores como para clientes.

 

Listagem de necessidades
Antes de qualquer escolha, estabeleça de forma clara as necessidades do seu negócio em termos de espaço de trabalho – precisa apenas de um escritório de uma sala? Faz sentido incluir um espaço específico para reuniões? E uma sala extra para arrumação de equipamentos?

 

Pense no futuro
Se está a pensar que a sua força de trabalho vai crescer nos próximos dois anos, não é sensato assinar um contrato de arrendamento de um pequeno escritório com duas salas durante cinco anos. Normalmente os senhorios só estão dispostos a negociar arrendamentos de pelo menos três anos, pelo que é necessário considerar as suas necessidades a longo prazo.

 

Orçamento
Lembre-se que as suas finanças se vão ressentir não só no primeiro impacto, mas em várias réplicas, que se estenderão desde o aluguer do espaço, à sua decoração e equipamento, e à sua renda. Se as suas possibilidades são limitadas pode sempre considerar utilizar um espaço de cowork ou partilhar o espaço com outra(s) empresa(s).

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como poupar em Logística (Escritório e Outros)

Como poupar eletricidade no Escritório

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais