Como se preparar para um entrevista via videochamada (Skype e outros)


Com as novas tecnologias e a possibilidade de trabalhar a partir de casa, muitas empresas optam por entrevistas de emprego não presenciais, ou seja, através de videochamada. Este formato torna o processo de marcar a entrevista mais simples enquanto oferece uma melhor visão das capacidades do candidato, abrindo ainda a oportunidade de contratar bons profissionais independentemente da cidade ou país onde vivem. Como já deve ter percebido, isto implica outros cuidados, diferentes em parte daqueles que deve ter quando se apresenta para uma entrevista física.


Conhecer o software

Quando a sua entrevista for marcada ser-lhe-á indicado qual o software a ser usado - normalmente o Skype. Assim que sabe esta informação é importante criar um username (evite nomes informais e “brincalhões” que funcionam entre amigos mas nunca num espaço de trabalho) e personalizar o seu perfil profissionalmente - adicione uma fotografia sua formal e alguma informação básica como nome e idade. Para além disto, deve aprender a mexer com o software. Pode pedir a amigos que façam chamada consigo algumas vezes, até perceber como fazê-lo sem dúvidas. Caso contrário, acabará por deixar uma má imagem de si junto de quem o irá entrevistar, dando a impressão de que não se preparou.


Equipamento

Uma boa webcam e um bom microfone são indispensáveis. Veja este equipamento como a roupa que leva para uma entrevista. Se estiver mal vestido irá dar má impressão, diminuindo as suas chances de ser contratado - o mesmo acontece com a sua aparência digital. Ser bem visto e bem ouvido é importante, não se esqueça disso.


Ângulo da câmara

Idealmente a sua câmara deve estar ao nível dos olhos para que não fique inclinado, colocando-o numa pose mais natural e num ângulo de “igualdade” para com quem o entrevistar. Por falar na câmara, não se esqueça que deve olhar diretamente para esta e não para o computador. Se possível retire a luminosidade ou feche a tampa do aparelho para não se sentir tentado a olhar para ele.


Fundo

Evite ter uma cozinha ou uma sala desarrumada atrás de si. Procure um lugar da casa com boa claridade - natural se possível - e com decoração mais harmoniosa. Pode até criar um fundo para a entrevista, seja criativo.


Indumentária

Claro, não se esqueça que o que tem vestido permanece um ponto de avaliação. Apesar de estar em casa escolha uma roupa formal e tenha cuidado com a sua aparência geral.


Não leve a entrevista videochamada menos a sério do que uma entrevista tradicional pois você será sempre avaliado pela sua destreza e pela sua aparência, independentemente do formato usado. Prepare-se, dê o seu melhor, e mostre que é a escolha acertada. Boa sorte!


ARTIGOS RELACIONADOS:

Ultrapasse os seus medos quando vai a uma entrevista

Estes são os erros a evitar durante as entrevistas de emprego


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais