Como equilibrar dois negócios ao mesmo tempo


Com o crescimento de novas empresas e o surgimento de cada vez mais profissionais prontos a avançar com as suas ideias de negócio, torna-se comum que alguns empreendedores acabem responsáveis por dois projetos distintos, sejam eles completamente da responsabilidade dele ou partilhado com um co-fundador. Ora se ser responsável por um projeto é complexo, dois ainda mais, e é necessário saber alguns truques.


Perceba quais os seus limites

Para além dos limites de conhecimento que deve combater constantemente, não se esqueça de medir os seus níveis físicos, evitando cansaço em excesso e problemas de saúde graves como a depressão. Não tenha receio em tirar férias para descansar e em pedir ajuda sempre que precisar dela.


Saiba adaptar-se constantemente

Ao ter mais do que um tipo de produtos em que pensar, é fundamental saber adaptar-se não somente a ambas as culturas mas igualmente a ambos os mercados, em constante mutação. Novas ideias, novas estratégias, novos métodos - deve manter-se atento a tudo isto e em dois lados diferentes, requerendo de si uma forte capacidade de adaptação.


Conheça vários tipos de mercado

Se optar por ter dois projetos é fundamental que conheça vários tipos de mercado. Quais os principais consumidores, quais as principais figuras, os melhores profissionais, entre outros elementos específicos. Não vale a pena entrar num novo projeto a pensar que os conhecimentos do primeiro serão significativos pois mesmo dentro da mesma área, empresas diferentes têm sempre um objetivo diferente e que deve ser bem medido.


Escolha a equipa certa

Mais do que nunca, contratar profissionais em quem confie é importante. O facto de dividir o seu tempo entre dois projetos requer uma equipa que execute as suas tarefas corretamente e dentro dos prazos limite, evitando atrasos ou outros problemas que possam afetar a sua empresa. Analise bem os candidatos e crie uma equipa que comunique sem problemas.


Utilize a sua experiência, a sua motivação, e a sua criatividade para dar o máximo de si profissionalmente, seja numa única empresa ou em dois projetos em que acredita. Com dedicação e bom sentido de organização verá ambos crescer de forma saudável e sustentável.


OUTROS ARTIGOS:

Princípios básicos de qualquer rede social

Descubra a razão do aumento dos Press Releases Online


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais