Como escrever um bom currículo vitae


Provavelmente já ouviu dizer que um bom currículo consegue fazer milagres e ainda que isso pareça fantasia, a verdade é que um CV bem estruturado pode fazer bastante a diferença. Claro que a sua experiência e capacidades são importantes, contudo, o modo como escolhe apresentar tudo isto terá um impacto significado em quem o for avaliar. Por isso, perceba quais os elementos que não podem faltar!



Escolha a informação relevante

Provavelmente o tipo mais frequente de currículo é aquele que lista toda a educação e toda a experiência de trabalho do candidato e isto pode estar a prejudicá-lo. Antes de executar o seu currículo pense qual a informação que será relevante. Por exemplo, se se está a aplicar para o cargo de gestor, a sua experiência enquanto vencedor de um prémio de escrita criativa pode ser dispensável. De igual forma, se o seu último emprego não foi como gestor, optar por um currículo cronológico não será o mais correto.


A morada pode ser um empecilho

Uma das informações básicas que normalmente se coloca num currículo é a morada. Ora existem pelo menos dois motivos pelos quais não deve adicionar este elemento, especialmente uma vez que o seu motivo de existir, o envio de correio, já é pouco usado atualmente. A sua morada torna-se irrelevante por este motivo e porque para além da maioria das empresas permitir que a equipa trabalhe remotamente, é possível que quem o avalie considere a sua morada como sendo demasiado distante do trabalho, deixando-o de fora da seleção logo numa fase inicial.


Evite adjetivos vagos

Muitos profissionais caem na armadilha de colocar como aspetos positivos, o “trabalho árduo” e o “motivado”, contudo, estes e outros adjetivos tornam-se vagos, não dizendo realmente nada sobre si - fora que o seu empregador não saberá até que ponto isto é verdade ou não. Em vez disso, opte por escrever conquistas concretas como um projeto que chefiou, mudanças feitas em empresas passadas inspiradas em conselhos seus, entre outros objetivos que possam ser úteis à sua nova casa.


Foque-se na sua educação mais recente

A escola primária ou o liceu em que estudou de nada é importante para um currículo de trabalho. Opte sempre por colocar a sua licenciatura, o seu mestrado (pode colocar apenas este caso ele seja na mesma área da licenciatura, grau atualmente relativamente desvalorizado), e pós-graduações que tenha feito. De igual modo, coloque somente os cursos que forem de facto importantes para o seu desempenho no cargo a que se candidata.


Últimos detalhes

Erros de português (ou inglês se for o caso), letra demasiado grande, margens mal formatadas - tudo isto pode fazer a diferença. Um currículo clean e bem organizado irá demonstrar atenção e cuidado da sua parte, características que todos gostamos em quem trabalha connosco. Lembre-se que pode sempre usar templates como os fornecidos pelo Europass, evitando que o que julga correto seja na realidade uma má prática.


Tenha em mente que pode e deve ter vários currículos, cada um adaptado ao tipo de emprego ou cargo a que se pretende candidatar. Olhe para o historial da empresa, para a sua própria experiência, e combine-os ao máximo.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como se preparar para um entrevista via videochamada (Skype e outros)

Ultrapasse os seus medos quando vai a uma entrevista

Dicas para brilhar na sua entrevista


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais