Empreendedorismo

Como escrever um bom currículo


Criar um bom CV pode revelar-se um dos maiores desafios do início da sua vida profissional – isto porque, na maioria dos casos, os empregadores não gastam mais do que três segundos a decidir se o currículo vale ou não a pena ler.

 

Eis algumas dicas essenciais para escrever um bom e atrativo CV.

 

Inclua sempre o básico

Cada vez menos há formas certas ou erradas de fazer um currículo, mas uma parte essencial de fazer um é incluir informações básicas corretamente: Não se esqueça: informação pessoal e de contacto, educação, historial profissional, experiência, skills relevantes (para o trabalho em questão), interesses, hobbies, referências, prémios.

 

Apresentação é tudo

Um CV de sucesso tem sempre uma apresentação cuidada e clara. Se não é especialista em design, não invente: o layout deve ser simples e bem estruturado. Não quer isto, contudo, dizer que deve ter o CV igual a toda a gente. Muito pelo contrário. Currículos iguais não são memoráveis, por isso invista algum tempo em criar um layout SEU. O esforço vai compensar.

 

Não deixe “buracos”

“Buracos” no currículo são imediatamente bandeiras vermelhas, mas se não os explicar ninguém vai dar-lhe o benefício da dúvida. Esteve sem trabalhar dois anos, mas perspetive-o na positiva – fez voluntariado? Tirou algum curso? Investiu em algum projeto especial?

 

Introdução específica

Não seja frio e inclua sempre uma apresentação flexível onde explicita porque é que é a pessoa certa para o trabalho a que se está a candidatar.

 

Mantenha-se SEMPRE atualizado

O seu CV deve estar atualizado quer esteja à procura de emprego ou oportunidades ou não. Sempre que a sua carreira trouxer mudanças, anote-as para que mais tarde não as esqueça e as deixe de fora.

 

Releia, releia, releia

Não há nada pior no recrutamento do que desleixe. Se um empregador encontrar erros no currículo quem fica mal na fotografia é você.

 

Diga a verdade

Toda a gente já mentiu nos seus currículos, certo? Não, nem por isso. Mentiras no currículo podem levar a grandes problemas se, por algum motivo, o empregador descobrir que não foi verdadeiro – quer porque na verdade não é fluente em Mandarim ou porque nunca foi CEO numa empresa alentejana de queijos.

 

Apoie-se nos números

Apoiar as suas conquistas com resultados práticos torna a sua “venda” muito mais fácil. Porque há-de dizer apenas que ajudou a aumentar as vendas da última empresa onde trabalhou se pode especificar que as aumentou 70% em menos de seis meses?

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Curriculum Vitae

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais