Dicas de como evitar perder clientes


Se olharmos objetivamente para o mundo do empreendedorismo percebemos que a maioria das startups acabam por falhar nos primeiros anos de existência. Segundo Shikhar Ghosh, professor da Harvard Business School, 70% a 80% das novas empresas são incapazes de conseguir lucro nos seus projetos, acabando por falhar. Mas porque será que isto acontece? Existem alguns fatores mas o mais frequente é o desinteresse por parte dos clientes - sem eles, o negócio estagna e desaparece. Por isso, é fulcral que perceba onde pode falhar, mesmo que involuntariamente, e prevenir que o seu cliente deixe de o procurar, aumentando em grande parte as chances de sucesso!

Descubra qual o seu cliente ideal
Se o seu negócio de venda de automóveis movidos a combustíveis fósseis depender da população de uma cidade que atualmente se está a virar para os veículos elétricos, ele não terá futuro. O mesmo se aplica se abrir um talho numa comunidade maioritariamente vegan. Antes de estabelecer a sua startup é fundamental perceber qual será o público-alvo e onde é que este se encontra. Ou, por outro lado, perceber que tipo de interesses possuem as pessoas da sua comunidade para posteriormente adaptar o seu projeto às necessidades desse grupo.

Tenha cuidado com os preços
Os preços dos seus produto irão depender de fatores como o preço da sua produção, da sua compra mas também da riqueza local. Se a loja ou o seu negócio online está virado para um cliente de rendimentos médios, não poderá colocar preços demasiado altos nos seus produtos. Por outro lado, se o seu cliente-alvo possui rendimento acima da média, os valores dos preços poderão e deverão refletir essa situação.

Contrate uma equipa inspiradora
Quando tem em mãos um negócio que depende do atendimento ao cliente para conquistar e angariar mais clientes, é importante que escolha bem a sua equipa. Procure pessoas simpáticas, profissionais e inteligentes, capazes de convencer o cliente de que aquele é o melhor produto. Faça-o sentir-se desejado na sua loja, ofereça ajuda na escolha dos produtos, trate-os de forma individualizada - memorize os nomes e os gostos. Se ao entrar numa loja, o cliente encontrar um funcionário que nada percebe dos produtos, que é arrogante ou pouco simpático, ele terá menos probabilidade de voltar.

Procure o seu cliente online
Definido o tipo de cliente-alvo, estude que interesses esse cliente partilha com outros. Pesquise sites, comunidades online pelas redes sociais, e descubra onde se esconde o seu potencial cliente - vá de encontro a ele. Mostre o seu produto, partilhe-o nas redes sociais (nas ditas comunidades) e com o tempo conseguirá cativar todo um conjunto de pessoas que irão adquirir o seu produto.

Comunique com o seu cliente
Seja através de Newsletters com os mais recentes produtos ou mensagens via redes sociais e e-mail, é fundamental encontrar um meio simples e eficaz de comunicar com o cliente. Ajude-o caso ele tenha dúvidas sobre um produto ou sobre o seu envio, agradeça os elogios nas redes sociais e mantenha-se ativo e presente. O cliente sentir-se-á próximo de si e mais inclinado a procurar os seus serviços.

Com estas pequenas dicas será capaz de levar a sua empresa longe, angariando novos clientes que, com o tempo, irão partilhar a sua experiência positiva com amigos e familiares, ajudando ao crescimento do seu negócio.

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