Empreendedorismo

Como acabar com a Procrastinação


Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser solucionada ou terminada mais tarde. A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

 

Eis algumas estratégias para evitar este bicho de sete cabeças.

 

- Seja realista com o tempo. Antes de iniciar a tarefa, avalie quantos minutos (ou horas) lhe tomará e verifique se, antes de a iniciar, a conseguirá concluir. Ou, por outro lado, se será curto para o tempo que lhe adquire – o que é ainda mais relevante em termos de distração, visto que se poderá deixar levar pela imaginação e tornar algo de 15 minutos numa hora. Tome muita atenção e comece a anotar o tempo que demora a cumprir as suas tarefas.

 

- Arranje uma agenda e defina prazos. Anotar as funções e o respetivo prazo (e duração) é fundamental, pois ajuda-o a focar-se em terminar o trabalho e a concluir o objetivo – além de garantimos ainda que é um prazer enorme riscar tarefas de uma folha cheia de afazeres.

 

- Faça pausas regulares e estipuladas. Fora da área de trabalho, preferencialmente, e sem pensar no mesmo. Todos nós já experienciámos esta situação e compreendemos a importância de andar um pouco ao ar livre sem pensar no trabalho. Se estiver muito tempo fincado num assunto, a tendência é que comece a percebê-lo pior e tente encontrar outros escapes que não lhe fazem falta. Quando assim for, já sabe: levante-se, respire fundo, e volte a tentar quando se sentir menos sobrecarregado.

 

- Procure trabalhar em ambientes produtivos. É muito importante que possa escolher onde trabalhar e com quem trabalhar. Se puder escolher, a sua casa pode não ser bem o lugar ideal. Concentre-se em lugares com poucas distrações sonoras e visuais, evite cafés lotados e com televisão e opte por bibliotecas ou salas de leitura. Se o ambiente de trabalho é inerente à sua escolha, talvez seja útil espreitar a próxima sugestão.

 

- Ouça música que se coadune com o ritmo das suas tarefas. Ter uma playlist pronta quando começa a lançar mãos à obra é uma jogada de mestre. Apesar de ser um belíssimo filtro para ruídos indesejáveis, note que deve escolher algo instrumental de forma a não criar uma distração extra. Os sons melodiosos (aqueles que o agradam) irão ajudá-lo na libertação de dopamina, estimulando a concentração nos seus pensamentos.

 

- Foque-se na recompensa. Inspire-se na satisfação de entregar resultados no devido horário (ou mesmo antes) e deixe-se levar pela maresia da produtividade. Não perde nada em ser focado e organizado, apenas poupará tempo e receberá reconhecimento se levar o trabalho com seriedade e determinação. Por isso, lembre-se, eyes on the prize!

 

- Seja positivo e acredite no seu bom trabalho. Confie em si e na sua intuição, não se deixe levar por indecisões e não fique apenas a fantasiar com os resultados que gostaria de obter. Crie passos para chegar aos objetivos e não seja demasiado duro no seu autojulgamento. Mantenha-se afirmativo e motivado para que a criatividade não cesse.

 

- Acorde e deite-se cedo. Não há melhor sensação daquela que temos ao acordar pela manhã e sentir o sossego generalizado do mundo, o despertar da vida. Trabalhar durante a manhã não só lhe trará um sentimento de produtividade acrescido devido à energia de início do dia, como o irá salvar de juntar trabalho para mais tarde, quando já estiver mais cansado e distraído - começar o dia mais cedo significa salvar energias para quando mais precisar.

 

- Proíba as redes sociais. É verdade; está em último mas poderia estar no topo ou até merecer um artigo específico. A não ser que tenha de consultar regularmente as redes sociais a nível profissional, deve bani-las nas horas de trabalho. Facebook, Instragram, Twitter, Pinterest ou outras modalidades devem ser esquecidos: com eles vêm imagens, conversas e pensamentos exteriores que o pode (e vão, certamente) remeter para o imaginário e vida social, que não precisa de dominar neste momento. 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

10 Dicas de Gestão de Tempo que Resultam

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais