Empreendedorismo

Como criar Assinatura Digital


HTML Editor - Full Version

Uma assinatura digital não se cria com uma simples digitalização de uma assinatura num papel branco. De facto, ao fazê-lo pode estar a colocar-se a si mesmo em perigo de fraude.

 

Para criar uma verdadeira assinatura digital necessita de um certificado de assinatura, que prova a identidade. Quando envia algo com assinatura digital, também envia o seu certificado e chave pública.

 

O primeiro passo para criar uma assinatura digital com que possa assinar documentos sem ter de sair do seu computador é então escolher um serviço de ID Digital – este ajuda a aprovar a sua identidade e são utilizados para assinar documentos eletronicamente. Normalmente, os certificados têm um ano de validade, período após o qual o signatário terá de renovar o certificado atual ou obter um novo certificado de assinatura para estabelecer a sua identidade.

 

Algumas das autoridades certificadas para este efeito são:

 

- Multicert

- DocuSign

- Comodo

- Global Sign

- My Credential

 

Depois de levados a cabo estes passos, resta-lhe apenas saber como adicionar a sua assinatura digital aos diferentes tipos de documentos e plataformas, por exemplo:

 

Adicionar assinatura digital em Adobe Reader

- Clicar em Ferramentas > Preencher e Assinar > Assinar

 

Adicionar assinatura digital em Word

- Clicar no separador Inserir > Texto > Adicionar uma Linha de Assinatura do Microsoft Office

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais