Empreendedorismo

Como fazer dinheiro no seu Blog


Para conseguir fazer dinheiro com o seu blog é necessário muita dedicação. Desengane-se se pensa que basta criar um blog para o dinheiro começar a "cair do céu". Se o seu blog sabe incentivar o público a participar em discussões e tem leitores assíduos em agregadores de feeds, tem todas as hipóteses de ganhar dinheiro com ele.
Existem diversas formas de o fazer:

1- Vender espaço publicitário
A opção mais comum e a forma mais fiável de ganhar algum dinheiro com o seu blog é através da venda de espaço publicitário. Se o blog consegue atingir a audiência pretendida pelos anunciantes, é o local ideal para que comprem espaço publicitário. Para o tornar desejável, o seu blog necessita de ter tráfego suficiente e conteúdo relevante para o produto ou serviço do anunciante. Existem sistemas como o Google Adsense, por exemplo, que analisam o conteúdo escrito do seu blog, localizam palavras-chave e apresentam anúncios (banners, video ads, entre outros) que se relacionem de alguma forma com o assunto. Será recompensado posteriormente com base no número de leitores que clicaram nos links para obter mais informação. Outro sistema com o critério da análise do conteúdo da página é o Hotwords. Os anúncios surgem sob a forma de links no corpo de texto e basta que o leitor coloque o cursor por cima da palavra para que surja o anúncio. Ambas as estratégias são boas se o seu blog estiver numa fase inicial. Depois de se estabelecer existem formas de rentabilizar ainda mais o seu blog.

2- Programas de afiliados
Existe um outro grupo de anunciantes que deverá conhecer na sua demanda para ganhar dinheiro com o seu blog: os anunciantes que pagam pelas vendas que tiveram como origem o seu blog. Os programas de afiliados requerem não só que os seus visitantes cliquem nos anúncios como que desse clique resulte uma venda. Se tal se concretizar irá receber uma comissão pela venda. Existem centenas de programas de afiliados, entre eles a tão conhecida Amazon, que estão dispostas a pagar-lhe uma percentagem das vendas.

3- Venda direta de anúncios
Quando o seu blog tiver um número considerável de visitas e se tornar uma referência no segmento terá que começar a pensar em comercializar os espaços publicitários diretamente. Esta é outra forma de o rentabilizar e, por sinal, uma das mais lucrativas. As empresas procuram constantemente sites que falam de determinados assuntos relacionados com os produtos e serviços que vendem. Se tem um blog sobre cuidados a ter com animais, experimente procurar anunciantes no Google adWords através de palavras-chave ("veterinário", "clínica veterinária" entre outras). Entre em contacto com esses potenciais anunciantes. Apresente o seu blog, mostre que a sua audiência é adequada e que o seu tráfego é elevado. Se o seu blog for relevante as próprias empresas irão entrar em contato consigo e aí conseguirá negociar diretamente com os anunciantes.

4- Vender Merchandising
Se o seu blog cresceu a ponto de ser uma marca que as pessoas gostariam de utilizar em canecas, t-shirts, tapetes para rato ou outros items, considere seriamente vender merchandising. Não só é divertido ver a sua marca impressa em vários tipos de produtos, como também é uma forma de promover o seu blog e, consequentemente, ganhar dinheiro. Existem sites de branding on-demand que oferecem inúmeros produtos standard prontos a receberem o carimbo da sua marca. Montar uma loja virtual é, hoje em dia, tão simples quanto montar um blog. O CafePress.com é um exemplo de um site que presta este tipo de serviços.

5- Produzir conteúdos premium
Um dos melhores "produtos" para vender na Internet é o seu conhecimento em algum assunto específico. Se já tem uma boa reputação e os seus conteúdos destacam-se pelo elevado nível técnico, comece a pensar em criar secções no seu blog disponíveis apenas para assinantes. Pergunte-se: existe algum tipo de conteúdo no seu blog passível de ser oferecido como conteúdo premium? Um e-book? Um curso para vender online? Um estudo de caso? Com a falta de tempo e a cada vez maior exigência de especialização no mercado de trabalho, há cada vez mais adeptos de manuais "how to".

6- Dedicação
Por último - mas não menos importante - terá que se mentalizar de que rentabilizar um blog exige dedicação e trabalho. A blogosfera é um segmento cada vez mais competitivo e o seu blog necessitará de se destacar de alguma forma. Na dúvida em relação a qual dos métodos de rentabilização utilizar faça testes. Experimente vários sistemas, seja curioso, procure sempre melhorar. O mercado está sempre a evoluir e por isso é imprescindível que fique atento às novidades.

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