Empreendedorismo

Como fazer networking


O networking é uma das formas mais eficientes e baratas de promover o seu negócio, criar ligações profissionais e praticar algumas competências importantes na gestão de uma empresa.

 

Todavia, a presença num evento de networking pode parecer uma experiência assustadora à primeira vista. Eis algumas dicas para vencer o medo e triunfar na sua sessão.

 

 

Não tente mudar a sua essência para ser bem-sucedido. Lembre-se que o networking requer que seja genuíno e autêntico enquanto tenta construir relações e confiança e ajudar os outros.

 

Antes dos encontros, preocupe-se em articular fluidamente o que quer e em que o podem ajudar. Surpreendentemente, não raras as vezes a questão “como posso ajudá-lo?” fica sem resposta.

 

Entenda, antes de mais, que o networking não é propriamente para “se vender”, mas sim para o ajudar a manter e desenvolver relações profissionais frutíferas.

 

Vista-se de forma apropriada e profissional. Mostre-se como uma pessoa de sucesso, e vista-se como tal. Deixe a roupa confortável e larga em casa e aproveite para tirar do armário um bom fato ou vestido clássico.

 

Venha preparado com cartões-de-visita para distribuir por todos aqueles que se interessarem por si.

 

Não chegue atrasado. Parece óbvio, e até uma regra de boa educação, mas chegar cedo aos eventos permite ser dos primeiros a estabelecer contatos e a encontrar outras pessoas para conversar e explicar o seu negócio.

 

Espalhe entusiasmo. É contagiante e gera atenção em redor do empreendedor e do negócio. Inspirar os outros com o quão focado e apaixonado se está pelo que se faz é meio caminho andado para que os outros queiram estar perto. O que, por sua vez, é um passo largo em direção ao negócio.

 

Sorria. Para um empreendedor introvertido sem grande traquejo em networking sorrir é sempre uma arma ponderosa. Retira a tensão provocada pelo evento e cria uma atmosfera serena numa roda de conversa.

 

Defina os seus objetivos nos encontros de networking para que consiga escolher os melhores grupos para o ajudarem – há encontros especializados na aprendizagem, voluntariado ou estabelecimento de contactos.

 

Assuma cargos voluntários em algumas organizações – é uma ótima forma de se manter visível e de retribuir aos grupos que o ajudaram.

 

Coloque sempre questões abertas – além do quem, quando e onde, dê especial atenção ao como e porquê.

 

Estabeleça-se como um recurso para os outros. Assim, as pessoas lembrar-se-ão de si para fazer sugestões, dar ideias ou indicar nomes de outras pessoas.

 

Não gaste todo o seu tempo a falar com uma pessoa apenas. Reúna a informação que necessita, troque cartões-de-visita e siga caminho.

 

Não se esqueça do follow up. Se estabeleceu uma boa relação com alguém, depois do evento, envie um email a dizer que gostou de o conhecer.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Networking

Elevator Pitch

Erros de Comunicação Comuns

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais