Empreendedorismo

Como estabelecer uma parceria com outras empresas


Criar parcerias com outras empresas com um fim e interesse comuns é uma das estratégias de negócios mais antigas do mundo, tornando o ambiente empresarial mais rentável e com menos competição.

 

No entanto, uma parceria saudável deve ser bem pensada, planeada e executada tendo sempre uma gestão eficaz e permanente. Eis algumas dicas para o ajudar neste campo.

 

Perceba que não é o único a controlar

Naturalmente, uma parceria subentende que não haverá apenas uma única pessoa a controlar os processos. Compreenda que terá de partilhar a liderança com o seu parceiro, bem como as suas forças e fraquezas.

 

Conheça as suas forças, mas principalmente as suas fraquezas

Avançar com uma parceria pressupõe que conhece muito bem a sua empresa e as suas maiores forças e fraquezas. A análise SWOT é talvez a melhor ferramenta para este efeito – perceber onde a sua empresa pode ajudar o seu parceiro e onde precisa de apoio.

 

Estabeleça objetivos claros

Não pode iniciar uma parceria só porque sim, portanto estabeleça um objetivo claro, quer seja aumentar as vendas, aumentar a promoção da marca ou conquistar mais clientes. Analise o que pretende para que possa alinhar uma lista de parceiros possíveis para o ajudar a chegar a esse fim.

 

Escolher o parceiro perfeito

A chave é escolher uma empresa cujo ponto forte coincida com os pontos fracos da sua empresa. Depois investigue-o a fundo – clientes, colaboradores, serviços. Tente perceber a recetividade do parceiro a uma parceria.

 

Plano de ação

É essencial que, uma vez verbalizada a parceria, passe para o papel através de um plano de ação e de um contrato (formal) ou protocolo (informal), descrevendo em detalhe os pressupostos desta colaboração.

 

Dê tempo ao tempo

É normal ficar nervoso com a perda de controlo e com a perspetiva de uma gestão partilhada, mas seja paciente com a sua parceria. Proponha um período experimental de avaliação para, se necessário, procederem juntos a ajustes.

 

Avance primeiro

Uma vez selado o acordo, não fique à espera que o parceiro avance. Faça a sua parte e mostre o verdadeiro espírito de quem quer fazer acontecer.

 

Montorize

Os resultados de uma parceria devem ser constantemente acompanhados e medidos, já que muitas colaborações acabam por terminar com más energias por falta de comunicação ou monitorização. Faça as suas próprias análises, mas partilhe resultados e compare-os. Aqui a ideia é que o processo seja sempre transparente e equilibrado.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais