Empreendedorismo

Como fugir ao Burnout


Stress. Decisões difíceis. Prazos. Clientes exigentes. Responsabilidades sem fim.

 

Para evitar o burnout e manter-se feliz e produtivo, tem de gostar do que faz, colocar o seu trabalho em perspetiva e ser flexível. Eis algumas dicas:

 

Mantenha-se social

Atualmente, são cada vez mais as pessoas que trabalham à distância – e para quem o faz, parece que o dia nunca acaba. E enquanto os benefícios deste modelo de trabalho são muitos, uma das maiores desvantagens é a perda de relações interpessoais. Para evitar isto, habitue-se a levar o computador para trabalhar em lugares públicos onde pode ver pessoas e interagir.

 

Mantenha-se saudável

O seu corpo é uma máquina complexa, e funciona melhor se o mantiver saudável. Dê ao seu corpo o que precisa para funcionar bem, com alimentações saudáveis e ricas e exercício físico. Não permita grandes maratonas de trabalho sem algumas pausas pelo meio.

 

Mantenha-se organizado

Quando o trabalho estiver a chegar de forma rápida e furiosa, pode ser fácil focar-se em coisas que estão, literalmente, à sua frente e que parecem mais urgentes. Esta é a receita perfeita para um burnout. Uma das formas de o evitar é apostar na organização. Antes de iniciar o trabalho do dia, faça uma previsão daquilo que terá de fazer, mas lembre-se de incluir tempos de pausa.

 

Seja positivo

Quando se sentir afogado em emoções negativas, estabeleça alguma distância. Afaste-se da secretária, respire. Pode parecer estranho, mas afastar-se, literalmente, da situação é algo que pode ajudá-lo muitíssimo.

 

Comece a dizer “Não”

Cada um dos seus “Sins” acrescenta mais uma tarefa ao seu molho de trabalhos do dia, tomando mais e mais energia e criatividade. Aprenda a cortar alguns dos compromissos imediatos. Deixe algumas coisas para mais tarde. Selecione 2 ou 3 porções do dia apenas para responder a emails. Trabalhe a horas específicas, e não o dia inteiro.

 

Estabeleça expectativas realistas

Quando passa demasiado tempo sem resultados positivos mensuráveis, começará a enfrentar frustração, desilusões e fadiga. Desta forma, “parta” os trabalhos grandes, objetivos, esperanças e tarefas em pequenas tranches – assim que as completar vai sentir, emocionalmente, a diferença.

 

Tire tempo livre

Esta é a forma mais eficiente de evitar o burnout, e ainda assim é ignorada por tantos de nós... Por estar tão compenetrado e apaixonado pelo seu trabalho, pode cair no erro de trabalhar mais horas por dia, semana e mês. O tempo livre é incrivelmente importante para a manutenção da sua sanidade mental, portanto, tire-o. Vá de férias, desligue-se completamente do seu trabalho e regresse – verá que a performance vai ser melhor que nunca.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como manter os seus trabalhadores satisfeitos

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais