Empreendedorismo

Como ganhar novos clientes


HTML Editor - Full Version

Uma habilidade essencial para qualquer empreendedor é ser capaz de ganhar novos clientes. A forma como os apresenta ao seu negócio vai determinar o nível de sucesso e longevidade do mesmo.

 

Na realidade, há imensas formas de atrair potenciais novos clientes ao seu negócio, mas eis algumas das mais práticas.

 

1. Conheça o cliente

Se sabe perfeitamente quem é o seu cliente, pode perfeitamente direcionar-se para prospects interessados e aumentar a sua possibilidade de os “vencer”. Compreender a idade, origem, localização, nível de educação e trabalho do seu cliente permite “falar-lhe” na linguagem correta e com que ele mais se identifica.

 

2. Incentive clientes fiéis

Os melhores embaixadores de uma marca são os clientes fiéis. Eles já lhe compraram o seu produto/serviço, e não há maior selo de aprovação do que a opinião de um cliente satisfeito. Incentivar os clientes fiéis – através de descontos em troca de referências, por exemplo – funciona bem porque estas pessoas podem falar àqueles que confiam de si e da sua marca. Isto leva a uma conversão mais rápida de prospects em clientes.

 

3. Networking

Mesmo na Era Digital, o Networking eficaz permanece uma das mais poderosas formas de conquistar clientes e fazer o seu negócio crescer. Esta ferramenta permite-lhe aferir sobre as mudanças ligeiras de funcionamento no seu setor de atividade, mas também o coloca em contacto direto com as pessoas que contactam com a bases de clientes, o que lhe pode permitir o acesso a novos grupos de prospects.

 

4. Explore Canais de venda diferentes

Vários negócios falham a tomar vantagem das oportunidades online. Por exemplo, se tem um estabelecimento de venda de chás tradicionais, talvez o seu negócio beneficie de venda internacional. Por outro lado, para quem vende exclusivamente online, pode faltar o feedback em tempo real de um cliente.

 

5. Relações Públicas de qualidade

A estratégia correta de RP pode ser o pozinho mágico do seu negócio. O apelo das RP bem feitas é que pode chegar a milhares de prospects. A única coisa que tem de fazer é identificar o local correto onde procurar estas RP. Identifique publicações-chave no seu nicho e contacte editores para, quem sabe, surgir com uma coluna de especialista e acrescentar valor à publicação enquanto, ao mesmo tempo, aumenta a exposição da sua marca.

 

6. Explore modelos de preço diferentes

No seu mercado-alvo, haverá sempre prospects em estádios diferentes do ciclo de compra. Além daqueles que já estão prontos a comprar, vão sempre existir os que acham que o que oferece é demasiado caro. Nestas situações, é importante ter algum jogo de cintura: forneça uma versão lite ou demo do seu produto, com menos funcionalidades e menor preço, por exemplo. Desta forma, podem tomar contacto com o seu produto por um preço menor e decidir então se a qualidade compensará a compra final.

 

7. Publicidade paga

Além dos meios tradicionais (tv, rádio, imprensa), há muitas formas de fazer publicidade paga online, como através de marketing das redes sociais ou pay-per-click.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como atrair Clientes Online

Como atrair clientes para o seu Negócio

Como transformar um cliente num Embaixador da Marca

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais