Como garantir que o cliente não abandona o carrinho de compras


Levar o cliente à sua loja e aos seus produtos é relativamente fácil quando comparamos isso com o modo como o convence a de facto adquirir alguma coisa. Um dos problemas mais frequentes encontrados por quem possui lojas online é o abandono do carrinho de compras mas este pode ser solucionado em parte com a ajuda de algumas dicas.



Mantenha o carrinho visível

Tenha a certeza que o símbolo do carrinho de compras está bem visível no seu site, por exemplo, logo na página inicial. Acontece por vezes que o cliente desiste da compra por não encontrar o carrinho em apenas alguns segundos.


Não cubra nada extra sem que o cliente saiba previamente

Alguns sites optam por fazer publicidade a “envios gratuitos”, levando os clientes a adicionar produtos ao carrinho. Porém, quando vão tratar do check-out percebem que os portes gratuitos se destinam somente a um certo valor de compras ou a uma região específica do país. Isto leva o cliente a sentir-se enganado e a desistir da compra.


Use a cor para sua vantagem

Todos sabem que o amarelo é a cor da fome mas será que sabe que isto é realmente um efeito comprovado cientificamente? As cores têm vários efeitos inconscientes no nosso cérebro, levando-o a atuar de determinada forma. Por exemplo, se vende comida, colocar amarelo no seu carrinho, na área junto dele, e no aviso de “carrinho com produtos” antes de sair do site, irá incentivar o cliente a terminar a compra.


Evite carrinhos que se esvaziam automaticamente

Imagine que o cliente coloca vários artigos no carrinho mas decide esperar até os comprar. Contudo, quando regressa o carrinho está vazio. Ainda que alguns clientes voltem a efetuar a compra, isto leva outros a abandonarem o seu site por não desejarem passar novamente vários minutos ou horas até descobrir tudo o que tinham “adquirido” previamente. Por isso, construa um sistema que possibilite ao cliente salvar o carrinho mesmo que só regresse daí a alguns dias.


Se vende os seus produtos online deve ter atenção a todos os detalhes, desde o layout da homepage, à facilidade com que se encontram produtos, à publicidade que partilha, e claro, ao modo como funciona o seu carrinho de compras e até ao método de pagamento.


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