Como gerir uma empresa de nómadas digitais


Como já referimos em artigos anteriores, o estilo de vida “Nómada Digital” está a tornar-se cada vez mais popular entre os novos profissionais, especialmente pelo facto da maioria das startups não possuírem um escritório fixo para toda a equipa, oferecendo a oportunidade de trabalhar a partir de casa ou de outro local em que exista ligação à internet - ou seja, qualquer parte do mundo. Por isso, muitas empresas acabam por se tornar negócios de nómadas digitais e é preciso saber algumas dicas de como manter tudo a funcionar corretamente apesar dos diferentes fusos horários.


Aponte todos os fusos horários

Imagine que deseja contactar um membro da sua equipa mas onde ele vive são quatro da manhã. Com o tempo, ele certamente se irá distanciar da empresa e você acabará por perder um colaborador. De modo a evitar problemas de comunicação é fulcral apontar todos os fusos horários. Vários apps, como o Spacetime.am, mostram-lhe que horas são em vários pontos do mundo e esta será uma grande ajuda para agendar reuniões ou falar com a sua equipa - encontre sempre uma hora que seja propiciar a ambas as partes.


Discuta temas do dia-a-dia

Enquanto num escritório é inevitável falar sobre vários assuntos com os seus colegas, numa empresa remota é fácil cair no erro de mencionar apenas temas relativos ao trabalho. Sempre que estiver em reunião ou chamada com a sua equipa não se esqueça de reservar algum tempo para discutir interesses em comuns como o episódio da vossa série favorita ou o lançamento do último livro daquele escritor que ambos admiram.


Organize o seu trabalho

Crie um calendário abrangente com as funções de cada membro, o local onde se encontram no momento (lembre-se que algum dos membros da sua equipa podem estar em constante movimento) e quais as tarefas mais importantes a serem realizadas, e até quando. Organizar-se numa empresa remota pode tornar-se num verdadeiro desafio mas é importante que encontre a melhor estratégia para este fim.


Adote o “buddy system”

Uma das estratégias usadas pelas empresas remotas é o “buddy system” que consiste na criação de duos para as tarefas mais importantes. Desta forma, não terá de estar sempre em cima da sua equipa e esta terá uma ajuda preciosa nos seus projetos. Apresente duas pessoas com o mesmo fuso horário ou fusos horários semelhantes, por exemplo, e aproveite que ambos conseguem trabalhar em simultâneo para aumentar a produtividade dos seus cargos.


Aproveite para caçar o talento que se encontra escondido pelo mundo mas saiba igualmente como lidar com os obstáculos de avançar com um projeto fora do tradicional. Aproveite o melhor que o empreendedorismo e a vida de nómada digital têm para lhe oferecer e torne a sua empresa num negócio internacional desde o seu começo.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como construir uma carreira enquanto Nómada Digital

Como trabalhar enquanto viaja pelo mundo - o Nomad Digital


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais