Como incentivar a sua equipa a ser mais autónoma


Uma empresa criativa e autónoma é algo bastante desejado por muitas empresas, contudo, algumas equipas parecem ter receio de se aventurarem e de partilharem as suas ideias. A verdade, é que isto pode estar a ser causado por um mau ambiente ou outros elementos que voluntária ou involuntariamente prejudicam a liberdade criativa e de ação.


Vá para além do salário

Para além da remuneração e extras monetários por determinados objetivos pense em alternativas de recompensa que sejam mais apreciadas. Claro que alguns colaboradores desejarão esses bónus mas outros poderão preferir tempo em casa ou mais dias de férias. Vales de restauração, bilhetes de cinema, produtos gratuitos, tudo isto são recompensas que podem vir a incentivar a sua equipa de forma mais eficaz.


Ter objetivos

Foque a razão do trabalho da sua equipa em objetivos, quer sejam eles visitas no seu site, número de compras, ou parcerias bem sucedidas e clientes felizes. Ter um objetivo claro irá motivar a equipa a trabalhar para ele, assim como a pensar em formas eficazes de conseguir ultrapassar o objetivo imposto. Se falhado o objetivo, mostre que isto tem um impacto negativo mas que acredita no potencial de todos os membros para atingirem objetivos futuros.


Mostre qual o futuro da empresa

Objetivos partilhados, é importante transmitir a toda a equipa quais os benefícios de atingir e ultrapassar os objetivos. Mais clientes, mais parcerias, melhor estabilidade financeira da empresa que se traduzirá em aumento dos salários. Tudo isto é fundamental para motivar a equipa, pois esta perceberá quais os benefícios não só para a empresa como para cada pessoa.


Incentive a participação em workshops e cursos

Não pare de incentivar a sua equipa a melhorar as suas capacidades ou a adquirir novos conhecimentos através de cursos, workshops, palestras, e formações. Ofereça tempo livre para estes participarem nos cursos, seja flexível, e tente algum tipo de parceria com as entidades formadoras. Deste modo a sua equipa sentir-se-á valorizada e terá maior capacidade para ser criativa.


Uma equipa motivada trará maiores resultados e permanecerá mais tempo consigo, levando a sua empresa a crescer juntamente com os currículos individuais. Por outro lado, o bom ambiente irá levar outros profissionais a quererem juntar-se à sua equipa.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como incentivar a sua equipa a permanecer consigo

Como lidar com uma nova equipa

Formas de tornar uma equipa remota mais produtiva


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais