Como incorporar a gamificação no seu negócio?
Está na altura de admitir: a gamificação não é uma moda e veio para ficar.
Dado o estatuto altamente viciante do gaming, não é de estranhar que alguns dos seus elementos estejam a invedir a forma como vemos, fazemos e percebemos a publicidade: afinal, estamos cada vez mais fartos do tradicional e cada vez mais dispostos a abraçar as marcas que nos oferecem – sobretudo – experiências diferentes e não um mero anúncio.
Ainda assim, o que significa realmente a gamificação e como pode incorporá-la no seu negócio? Este artigo servirá para lhe esclarecer algumas mecânicas genéricas que poderá utilizar.
Sistema de Recompensas
Promoções e recompensas são, facilmente, as coisas preferidas de qualquer cliente em qualquer parte do mundo, e pode tirar partido desta preferência, gerando um sentimento de gaming. Por exemplo, se quiser criar um sistema de referências onde cada utilizador é convidado a chamar amigos para se inscreverem no seu sistema e, se o fizerem, ganham pontos que desbloqueiam promoções.
Competições
O bichinho da competição é um motor que pode e deve aproveitar. Toda a gente tem um “eu” competitivo que secretamente deseja ser o melhor, e se estimular um concurso simples entre os seus clientes, os resultados podem vir a ser muito proveitosos para a imagem da sua marca. A competição pode ser um desafio de mero “status” ou oferecer mesmo recompensas (sempre a melhor opção).
Votações
Dar voz aos utilizadores é uma forma prática de os fazer sentir incluídos e parte do negócio.
Quizes
Estão na moda, são divertidos e partilháveis. Podem permitir a cada utilizador demonstrar o quão bem conhecem a sua marca ou ser apenas um veículo de diversão enquanto permitem que conheçam um pouco melhor o produto/serviço que está a oferecer.
ARTIGOS RELACIONADOS
A Gamificação como Estratégia de Marketing