Como iniciar conversa com estranhos num evento de empreendedorismo


Se é frequentador de conferências e eventos de empreendedorismo, como o Web Summit, já se deve ter questionado sobre qual a melhor forma de começar uma conversa com outro profissional da sua área, e transformar essa comunicação numa eventual relação de trabalho a curto ou longo prazo. Simples para quem tem facilidade em socializar com os outros, este pode ser um pesadelo para quem é introvertido. Para melhorar a sua experiência nestas situações, damos-lhe algumas dicas de como iniciar conversas frutíferas com outros empreendedores.


Relaxe

É verdade, este é mesmo o primeiro passo. Lembre-se que à semelhança de si, a maioria dos presentes decidiu fazer parte do evento pelas mesmas razões que você - conhecer mais sobre a área e ser apresentado a outros projetos. De igual modo, provavelmente a outra pessoa está com as mesmas dúvidas que você e ficará positivamente surpreendido por você ter tomado iniciativa.


Fale com a pessoa ao seu lado

Procure chegar com antecedência aos workshops e às masterclasses e inicie conversa com quem se encontre igualmente à espera. Em primeiro lugar, tem aqui a facilidade de poder começar por comentar sobre o orador ou o trabalho a ser apresentado, certamente um interesse comum entre os dois. Em segundo, temos maior disponibilidade para entrar numa conversa casual quando estamos à espera de algo pois temos de ocupar o tempo com alguma coisa, porque não a ter uma conversa simpática com um colega de profissão.


Faça perguntas aos oradores

Durante as apresentações existe normalmente um período para perguntas finais aos oradores. Esteja atento e tente colocar uma pergunta relevante e interessante. Isto irá demonstrar confiança e interesse, aspectos apreciados pelos presentes e que pode facilitar a sua relação com outras pessoas. Quem sabe, talvez alguém o contacte pessoalmente para discutir o seu ponto de vista.


Passe tempo na parte de restauração

Local de descanso, a maioria dos presentes tenderá a encontrar-se mais aberto a conversar enquanto procura algo para comer ou beber. Evite, contudo, incomodar as pessoas quando tomam refeições principais, como o almoço, pois a fome torna-nos menos recíprocos a conversas com estranhos. Em vez disso, aproveite a hora do café ou inicie conversa com alguém que claramente veio somente petiscar alguma coisa - talvez até estejam à procura de outro empreendedor com intenções semelhantes às suas.


Peça ajuda a amigos e colegas

Se tem alguém que conhece aquele empreendedor com quem gostaria de falar, peça para este o apresentar. Deste modo conseguirá um acesso mais direto ao seu alvo e a vossa relação será mais fácil devido ao facto de conhecerem alguém em comum.


Não rejeite inícios de conversa

Imaginemos que um empreendedor vem falar consigo mas você não tem interesse no seu trabalho. Não o rejeite, faça alguma conversa casual. Caso contrário, ele ficará com uma má impressão de si - de alguém pouco amigável - e para além de queimar uma eventual relação de trabalho, não saberá até que ponto ele conhecerá alguém que você gostaria de conhecer.


Aproveite o melhor dos eventos de empreendedorismo, uma forma de apresentar o seu projeto a futuros clientes ou parceiros, assim como conseguir conselhos importantes por parte daqueles que já ultrapassaram grandes obstáculos. Seja simpático, mantenha-se disponível e não tenha receio de iniciar conversa pois poderá estar a salvar alguém que possua os mesmos receios que você.


OUTROS ARTIGOS:

Como gerir uma empresa de nómadas digitais

Como aumentar o reconhecimento da sua marca


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais