Como lidar com más chefias


Se lidar com maus colegas é um problema, este aumenta exponencialmente quando estamos a falar de chefias. Devendo dar o exemplo e guiar a equipa, alguns profissionais não conseguem dominar bem este cargo, levando ao nascimento de problemas dentro da empresa e à má produtividade dos seus funcionários. Se este é o seu caso, perceba algumas formas de lidar com a situação da melhor forma.

 

O chefe narcisista

Este chefe tem a tendência de “roubar” as boas ideias da equipa, assim como menosprezar o trabalho dos seus funcionários constantemente, como se estes nunca conseguissem alcançar os objetivos pedidos. Não existe muita escolha de como se dar bem com este tipo de chefia e o ideal é manter-se à distância. Tenha confiança no seu trabalho e não se deixe desmotivar.

 

O chefe que o deixa “adivinhar”

Alguns chefes acreditam que uma direção vaga é o suficiente para o funcionário perceber o que deseja, criticando-o quando não executa a tarefa como pretendida. Por vezes isto deve-se ao facto de não compreenderem como o cargo funciona, pensando que o pedido é tão básico que não é necessária informação adicional. O melhor nestes casos é ser direto com a chefia e pedir os detalhes de que precisa, explicando que o pedido pode ser executado de “n” formas.

 

O chefe controlador

Acreditando que a sua equipa não está à altura, este chefe é aquele que controla tudo e todos, mantendo-se em cima do seu trabalho, cujo acaba frequentemente criticado. Mais uma vez, é possível que este comportamento venha da ideia de que essa é a sua função - controlar tudo. Na realidade, ainda que um chefe deva saber o que se passa e tenha o direito de questionar a equipa sobre o progresso dos projetos, a verdade é que devem confiar nos seus profissionais e dar-lhes liberdade. Crie um canal onde seja fácil ao seu chefe saber o que está a ser feito, como a plataforma Monday, e converse com ele sobre as inseguranças que este possa ter. Quem sabe o comportamento advém de uma má experiência no passado.

 

Comunicar com a equipa, os recursos humanos, e a chefia é importante para qualquer empresa. Se algo não está a correr bem, tente compreender a razão que leva a isso e quais as melhores soluções.

 

OUTROS ARTIGOS:

Evite que o seu e-mail se transforme numa distração letal

Truques para se tornar num melhor chefe

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais