Empreendedorismo

Como lidar com a falência da empresa


Declarar a falência de uma empresa é muito mais do que um dia stressante ou uma grande pilha de papéis e burocracia. Declarar a falência de uma empresa é perder uma preciosidade que, possivelmente, levou anos a criar, o que pode vir a ter um efeito devastador na sua vida pessoal e saúde mental.

 

Eis algumas dicas importantes a manter em mente se a sua empresa estiver em risco:

 

Aceite os seus sentimentos

Perder um negócio pode ter um impacto muito semelhante a perder um ente querido, o que significa que passará por todos os estádios do luto – incluindo a negação. É por isso que é essencial que aceite os acontecimentos mas também que aceite os sentimentos que o inundarem – não caia no erro de, compulsivamente, esconder o que sente. Aceitar sentimentos negativos como a tristeza, a raiva ou a culpa não o diminui, é simplesmente o primeiro passo para que se possa sentir melhor.

 

Equipa confiável

Infelizmente, quase todas as empresas em face de falência têm de fazer cortes na sua equipa, mas o benefício agridoce que estes “cortes” trazem é que só se mantém quem acredita verdadeiramente na recuperação e quem pode ajudá-lo neste processo.

 

Fale com alguém

Se ainda não falou com um especialista que o aconselhe quanto aos melhores passos perante a falência iminente do seu negócio, então devia fazê-lo. Adicionalmente, não deixe de falar sempre com alguém que o apoie emocionalmente neste momento difícil, e neste caso, não precisa de ser um profissional – na maior parte das vezes, o melhor apoio vem de um ombro amigo, um ente querido ou um colega com quem se sente confortável.

 

Às vezes, a falência é a melhor opção

Tomar a decisão de declarar falência não é fácil, mas por vezes é mesmo a melhor opção – especialmente para a sua saúde mental e física. Não é uma escolha que possam fazer por si, mas o aconselhamento é sempre essencial. Tente perceber se a declaração de falência é realmente a melhor opção, e, se for, não pense nela como uma “desistência”. Pense nela como um “começar de novo”. Antes de ter sucesso é preciso aceitar a derrota sem medo.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Gestão de Crise

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais