Como lidar com negociações difíceis e exaustivas


Durante o seu percurso irá mais tarde ou mais cedo encontrar clientes e parceiros relativamente difíceis e com temperamentos que irão desafiar toda a sua paciência mas igualmente a sua habilidade de lidar com situações desfavoráveis. Por isso, é importante perceber quais os tipos exaustivos de clientes que mais frequência têm de aparecer, compreendendo qual a melhor forma de lidar com eles.


O que diz “estou farto, vou embora”

Depois de alguma discussão e falta de concordância nos valores ou no modo como o projeto está a ser gerido, alguns profissionais acabam por perder a paciência, ameaçando deixar a reunião com a certeza de que a parceria está terminada. Mantenha-se calmo e anuncie um pequeno intervalo para que os ânimos possam ser acalmados. Peça ao cliente ou parceiro para colocar as suas dúvidas e explique-as da forma mais simples possível, delimite prazos que o façam sentir confortável, e adapte a sua estratégia aos seus desejos.


O que se recusa a pagar o preço certo

Ao analisar uma proposta e ao avaliar o que será necessário para a levar a cabo, chegará certamente a um valor justo que inclui a mão de obra, os materiais e tempo dispensados. No entanto, é natural que a sua contraparte sinta que está a pagar demasiado, afirmando que a sua oferta é “absurda” e dando em retorno uma oferta demasiado baixa. O modo como pode lidar com esta situação é explicar detalhadamente onde será investido todo o orçamento, ou perguntando de volta se aceitaria aquele valor caso os papéis se invertessem. Nunca caia no erro de baixar o valor. Tenha segurança da sua opinião e mostre que a qualidade do seu trabalho deve ser paga justamente.


O que está sempre a mudar de ideias

Este exemplo aplica-se quando a meio do projeto, o seu cliente exige que sejam feitas alterações pois o projeto não está de acordo ao estabelecido inicialmente, ainda que na realidade o esteja. O ideal é ter sempre em formato escrito, detalhando claramente quais os passos a seguir, seja através de e-mail ou contrato assinado. Caso não consiga provar que o projeto está a seguir o acordado, deve tentar adaptar-se para ir de encontro ao pedido ou demonstrar por factos o porquê do seu ser o melhor caminho.


Negociar nunca é fácil e é frequente que encontre um destes tipos de clientes ao longo da vida. Aprenda com experiências passadas, comunique com a equipa e encontre as melhores formas de dar a volta a situações aparentemente absurdas.


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