Empreendedorismo

Como lidar com o sucesso repentino


O sucesso repentino pode parecer uma ideia aliciante para o seu negócio, mas a verdade é que pode facilmente tornar-se o pior pesadelo de uma empresa.

 

Eis o guia de sobrevivência para o ajudar a reagir e pensar depressa nesta situação:

 

Mantenha a calma
Apesar de ser natural o desejo de celebrar as boas notícias de um grande contrato ou uma notícia na televisão, isso não significa, necessariamente, vendas. Lembre-se ainda que vendas adicionais subentendem maior stock de produtos, mais pessoal (e mais organizado) e provavelmente – a nível temporário – mais dinheiro do seu bolso.

 

Delineie uma estratégia
Faça uma lista das coisas a fazer, siga de perto os seus números e organize os recursos humanos. Não importa quanta pressão estiver a ser exercida pelos clientes, o mais importante é tirar um momento para alinhar uma estratégia de ataque com a equipa.

 

Encontre o dinheiro
Antes de começar a contratar mais pessoal ou a aceitar encomendas do estrangeiro, é importante perceber o capital necessário para atender à procura do mercado. Uma vez que os colaboradores e fornecedores não vão esperar que efetue as vendas para lhes pagar, vai precisar de uma fonte que possa utilizar no imediato. Lembre-se das possibilidades dos cartões de crédito, extensões de prazos de pagamento com fornecedores e a possibilidade de, no caso de manter outro negócio bem sustentado, estabelecer uma linha de crédito com o banco.

 

Peça ajuda
Se a sua empresa tem colaboradores, peça-lhes para se aplicarem nas horas extra. Se mantém o seu negócio sozinho, peça ajuda a amigos ou familiares. Se sente que não tem competências para cobrir todas as funções necessárias, não tenha medo de publicar alguns anúncios à procura de bons colaboradores (lembrando sempre que, uma vez que o sucesso pode ser passageiro, deve mantê-los em regime de part-time).

 

Forje parcerias
Uma pequena empresa que produz sabonetes vai ter muitas dificuldades a satisfazer um pedido de centenas de unidades por uma empresa internacional. Por isso é importante estabelecer parcerias com empresas de produção nacionais e internacionais, que podem pegar nas suas amostras e produzi-las em grande escala.

 

Crie uma rede de distribuição
Perante um cenário de sucesso explosivo inesperado, a maior parte dos pequenos negócios precisa de ajuda para distribuir os seus produtos. Pense, no entanto, na opção mais barata: em vez de contratar um manager de vendas nacionais ou de abrir escritórios em pontos estratégicos do país, considere colaborar com representantes – agentes de vendas independentes que funcionam à base de comissões.

 

Comunique com os clientes
A comunicação é o sangue que é bombeado em qualquer relação de negócios, mas é especialmente importante quando o seu produto se encontra num momento de exposição inesperada. Um dos piores erros do negócio é não ser capaz de avisar o cliente de possíveis atrasos na produção e/ou entrega de um produto, lembrando-se apenas quando já é tarde demais.

 

Invista no futuro
Por mais tentador que seja colher os rendimentos do seu produto-estrela, é importante reinvestir alguns deles para ajudar o seu negócio a crescer – quer isto queira dizer soldar dívidas, comprar novos equipamentos ou contratar um novo trabalhador. Lembre-se que é mais barato investir o seu próprio dinheiro do que pedir emprestado a um banco ou um investidor.

 

Aprenda com os erros
Depois da excitação com a explosão de vendas ter acalmado, reúna a equipa e tentei descortinar o que funcionou, o que deu errado e estabelecer linhas que permitam uma melhor atuação no futuro.

 

 

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