Como lutar contra grandes rivais


Mesmo que atualmente esteja à frente da sua área de mercado, a verdade é que eventualmente esta situação pode mudar e é fulcral perceber antecipadamente que passos pode dar para não se deixar ultrapassar. Parceiros e clientes podem gostar de trabalhar consigo mas produtos inovadores ou preços mais apetecíveis podem fazer com que acabem por abandoná-lo, levando à morte lenta do seu negócio. Como evitar esta situação? Venha descobrir algumas dicas importantes.


Esteja atento

Mantenha-se sempre atento aos novos negócios que vão aparecendo na sua área e assim que perceber que um deles está a aumentar demasiado a sua presença, convoque a sua equipa e inicie um plano para não se deixar ser ultrapassado. Vá contactando aos poucos os seus clientes e parceiros, comunicando-lhes o quão está feliz com a relação de trabalho atual e com os novos projetos que irão avançar juntos. Lance descontos especiais ao seus clientes e mantenha toda a sua rede de contatos satisfeita com o seu trabalho.


Ofereça alternativas

Se o seu cliente ou parceiro comentou sobre a nova empresa ou está a mostrar interesse em abandoná-lo, procure perceber rapidamente as razões que levaram a esta decisão. Mudar de rumo nunca é fácil para nenhum dos lados e pode ser que existam novos planos de negócio que sejam mais apreciados pelo seu cliente. Se for o caso, adapte-se às suas novas exigências.


Incentive a sua equipa

Avalie a sua equipa para compreender se o seu trabalho e as suas motivações continuam em cima. Num momento de aperto ou incerteza, tente incentivar a sua equipa com novos objetivos e quem sabe até prémios para quem conseguir ultrapassá-los.


Melhore enquanto profissional

Certamente ao longo da carreira ouviu várias críticas ao seu trabalho ou ao modo como gere a sua equipa. Pois bem, está na altura de refletir sobre essas críticas e perceber de que modo pode melhorar como profissional, melhorando igualmente a sua relação com quem o rodeia. Boas relações são sempre um passo importante para que a concorrência não o venha a prejudicar.


Num mercado altamente competitivo é fundamental manter-se atento às novas ameaças, mesmo que estas não cheguem realmente a afetá-lo. Una a sua equipa, aproxime-se dos seus clientes e parceiros, e mostre que você é realmente a melhor escolha.


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