Empreendedorismo

Como manter os seus trabalhadores satisfeitos


Regra geral, quando os seus trabalhadores podem executar as suas tarefas num ambiente casual e sem demasiado stress ou pressão, a produtividade será maior. Como empresário, gestor ou chefe, faz também parte das suas funções criar procedimentos que mantenham os seus trabalhadores e colaboradores felizes e motivados.

 

Eis algumas dicas práticas para o fazer:

 

Flexibilidade no local de trabalho

Por vezes alguém enfrenta uma situação onde pode continuar a trabalhar mas prefere ter dois ou três dias de teletrabalho porque está doente ou porque necessita de estar próximo da família. Em vez de obrigar esse colaborador a tirar férias ou a meter baixa, porque não permitir que trabalhe à distância?

 

Esteja disponível

Mantenha os seus trabalhadores sempre ao corrente da posição da empresa, do seu departamento e a importância particular de cada trabalho individual. Saber onde se encaixam no grande plano ajuda a fazê-los perceber porque é que o seu trabalho é crucial. Mostre-se disponível para comunicar e valorizar o tempo deles.

 

Dress code relaxado

Na verdade, dress codes são coisa do passado. A individualidade vence sempre à uniformização, portanto deixe a sua equipa brilhar. Ainda que possa estabelecer algumas linhas gerais do que é ou não apropriado, não seja demasiado estrito ou limitativo, instituindo um ambiente informal e descontraído ao invés de opressivo – todos lhe vão agradecer.

 

Formação e aprendizagem

Ofereça formação gratuita aos seus trabalhadores, bem como ofertas e oportunidades educacionais para toda a gente que queira delas beneficiar. Os seus trabalhadores vão sentir-se valorizados e vão ter a noção de que deseja investir neles.

 

Ferramentas para o sucesso

Na maior parte das vezes, os seus trabalhadores tornam-se mais eficientes se lhes der possibilidade de atingir os objetivos, dando-lhes determinadas liberdades, ao invés de os limitar. Premie-os com autonomia em determinadas funções, colocando neles algum poder de decisão. Este tipo de atitude faz aumentar a moral, produtividade e felicidade no trabalho.

 

Recompensas customizadas

Altere as recompensas de cada trabalhador de acordo com as pessoas e as situações que lhes valeram tal distinção. Não se acanhe a criar festas ou eventos celebratórios no escritório ou a implementar uma happy hour onde todos saem para uma cerveja ao fim da tarde.

 

Agradeça

É fácil e gratuito – um agradecimento verbal ou escrito pode fazer a diferença para um trabalhador que se esforçou para resolver um problema.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Rotatividade

Como motivar equipas

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais