Como melhorar a estratégia de marketing da sua startup


O sucesso da sua estratégia de marketing irá ditar o sucesso da sua startup e, por isso, é importante saber analisar quais as opções e quais os caminhos que melhor se adequam a si e ao seu negócio. Para o ajudar, trazemos-lhe algumas ideias extra de como aumentar a presença da sua marca e dos seus produtos.


Inspire-se nos grandes

As grandes empresas já passaram pela fase em que você se encontra agora, tendo ultrapassado vários obstáculos. Ora, nada melhor que aprender com os outros e analisar a sua concorrência pode ser um bom primeiro passo para compreender que tipo de marketing lhe pode ser útil. Perceba o que está a atrair os clientes e quais as maiores reclamações destes - colmatar falhas pode ser algo que o venha a favorecer. Seja criativo, inove, vá à procura do que o mercado precisa.


Presença na internet

Para além de um site ou blog - que pode criar com a ajuda do NOS Web Pro, serviço que oferece domínio, criação de site e lojas online, assim como e-mail profissional - é fundamental estar presente nas principais redes sociais como o Facebook e o Instagram. O seu cliente habitual pode até ser local mas se as pessoas o conseguirem encontrar online, verá o seu número de clientes aumentar. Afinal, atualmente quando precisamos de um produto ou de um serviço, o nosso instinto é procurar por uma solução online. Se você não estiver pela internet, será mais difícil conseguir angariar novos clientes.


Reviews e testemunhos

Vários estudos apontam para que a maioria da população tem tendência a escolher negócios cuja avaliação online seja de pelo menos quatro estrelas. Para além de presença nas redes sociais, é fulcral que o seu negócios consiga obter reviews positivas em sites como o TripAdvisor e o YELP - sendo que em Portugal o TripAdvisor tem um grande peso na escolha dos consumidores. Para aumentar esses comentários positivos, terá de aprender a lidar rapidamente com os clientes cuja experiência foi negativa, incentivando ainda os seus melhores clientes a deixar uma opinião.


Dê valor ao cliente habitual

Da mesma forma que deve procurar novos clientes, é importante cativar constantemente os seus clientes mais antigos e que regularmente procuram os seus serviços. Ofereça-lhes regalias pela sua assiduidade, como um cartão desconto, e crie uma relação de amizade e proximidade com eles. Ao confiarem em si e no seu negócio, terão a tendência natural de o aconselhar a amigos e familiares.


Procure os media

Quer em jornais, revistas ou sites especializados, tente ao máximo estar presente em vários formatos de media através de entrevistas (como o Casos de Sucesso) ou artigos sobre o seu negócio. Pode parecer difícil mas com tempo e dedicação é possível. Comece pelos meios mais pequenos, como o jornal ou a rádio da sua cidade. Escreva um documento de apresentação, criativo e cativante, da sua empresa e envie para todos os nomes relevantes, vai ver que despertará o seu interesse.


Alguns destes passos podem parecer pequenos mas com o tempo, a sua presença irá aumentar e o seu nome acabará por viajar cada vez mais longe. É nos detalhes que está a perfeição e saber aproveitar todas as oportunidades é sempre uma mais valia.


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