Empreendedorismo

Como melhorar a presença da sua empresa no Twitter


Através do Twitter facilmente consegue criar uma ligação com as pessoas. Seja por que razão for, são essas mesmas relações que ajudam o seu negócio a crescer.  À medida que o Twitter se difunde cada vez mais, as empresas adaptam-se e elaboram conteúdos que não só se encaixam no limite de 140 caracteres mas, também, que sejam inteligentes, perspicazes e informativos.  Contudo, para que servem estes tweets interessantes se ninguém os vir?

 

Eis algumas dicas para captar a atenção dos seguidores e, dessa forma, melhorar a presença da sua empresa no Twitter:

 

1- Crie um perfil convidativo
Quando alguém procura o perfil da sua empresa no Twitter, a primeira coisa que fazem é  ler o que lá escreveu. A sua foto de perfil e informação bio é o seu cartão de visita e aquilo que vai fazê-lo destacar-se logo à partida. Serão elas apelativas o suficiente? Se a sua resposta é negativa, faça um pequeno teste. A sua bio é clara e concisa acerca do propósito da marca? Inclui palavras-chave que fluem naturalmente na descrição? A imagem de perfil e de fundo transmite a mensagem que quer associar à sua marca? Inclua elementos que encorajem uma conexão emocional com a audiência. Evite usar demasiadas hashtags, links e texto. 

 

2- Utilize imagens cativantes
90% da informação captada pelo cérebro é visual. Se deseja que a sua mensagem capte a atenção dos seguidores, inclua imagens e vídeos nos seus tweets  tantas vezes quanto possível. Com a inclusão de pré-visualização de fotos nos tweets, o engagement geral aumentou. Quanto mais investir em conteúdos visuais, maior o número de retweets, favorites e tráfego. Lembre-se que as imagens ocupam cerca de 26 dos 14 caracteres. Faça ajustes aos seus tweets se necessário. 

 

3- "Keep it simple"
Mensagens claras exigem simplicidade. Algumas empresas tentam incluir o máximo possível de texto nos seus tweets. O resultado? A mensagem não passa da melhor forma. Gastar palavras é sinónimo de perder seguidores. Estudos apontam que o tweet ideal terá que ter 100 caracteres ou menos.

 

4- Insira palavras "retweetáveis"
O Twitter oferece-lhe um espaço limitado de manobra: os 140 caracteres. Esses 140 caracteres têm que ser suficientes para prender a atenção dos seguidores e fazê-los interagir consigo. As palavras certas são preponderantes. Adicione palavras como "por favor", "gratuito", "confere", "como..." ou "10" aos seus tweets. Estudos indicam que são as palavras mais eficazes no Twitter. 

 

5- Coloque questões
O que costuma fazer quando conhece alguém pela primeira vez? Questões. No Twitter não é muito diferente. Se quer criar uma relação com as pessoas e fazê-las falar, coloque-lhes questões. Os utilizadores do Twitter adoram partilhar as suas opiniões. Seja conciso e focado: faça questões relacionadas com o seu negócio. Se a sua empresa vende sapatos, pergunte aos seus seguidores acerca do último par que compraram. Seja a sua rede de seguidores grande ou pequena, agradeça a todas as pessoas que se deram ao trabalho de responder às suas questões. Mostre que existem pessoas reais por detrás da sua conta de Twitter e não um robô. 

 

6- Responda a tudo
E queremos mesmo dizer tudo. De todas as vezes que um utilizador do Twitter menciona a sua marca, deve responder-lhe. Consulte as suas @mentions para ver quem está a falar da sua empresa mas não se esqueça de pesquisar também a sua marca, produtos, etc. Quanto mais rápida a resposta, melhor. Ao responder a todas as questões, comentários e pensamentos direcionados à sua empresa, irá mostrar que está disposto a conquistar clientes um a um; que se importa. A Nike e a American Airlines são bons exemplos de marcas que respondem a tudo.

 

7- Partilhe conteúdos em "2ª mão"
Excelentes conteúdos aumentam o nível de envolvimento mas não é necessário que dedique todo o seu tempo a criá-los de raiz. Reúna e partilhe conteúdos interessantes de outros sites com a sua audiência. Identifique as necessidades da sua audiência e encontre conteúdos que a satisfaçam. Conteúdo em "2ª mão" pode ser tão valioso quanto conteúdo original.

 

 

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