Empreendedorismo

Como melhorar o ranking dos seus vídeos no Youtube


HTML Editor - Full Version

O vídeo é o conteúdo do presente. Estima-se que cerca de 60% do conteúdo disponível online esteja sob a forma de vídeo, e o próprio Google reserva um espaço especial na sua primeira página de resultados para questões relacionadas com vídeo.

 

Deste modo, criar vídeo é não só uma recomendação de otimização para o seu site, mas quase uma obrigatoriedade. No entanto, antes de começar a produzir, deve saber exatamente o que pode e deve fazer para que o seu vídeo possa ser otimizado em termos de ranking no Youtube.

 

Sendo que o seu sistema de ranking não é tão sofisticado como o da Google, o Youtube leva em conta diversos elementos que devem ser otimizados:

- Visualizações e frequências;

- Likes e dislikes;

- Partilhas;

- Subscritores;

- Links;

- Anotações;

- Favoritos.

 

Para que possa ter um ranking mais elevado no Youtube há no entanto, uma série de otimizações que pode levar a cabo e que passamos a destacar.

 

Filename

Antes de fazer o upload do seu vídeo, assegure-se de que o nome do ficheiro está também otimizado – isto é, que tem um título que corresponde ao conteúdo do vídeo, com as suas palavras-chave principais separadas por hífen. O primeiro passo da otimização está aqui.

 

Título

Com cerca de 50 caracteres, o título do vídeo no Youtube deve, à semelhança do filename, incluir palavras-chave de conteúdo relevante do vídeo. Lembre-se que além de chamar a atenção o seu título deve ser corretamente descritivo para que possa ser encontrado mais facilmente entre a amálgama de vídeos que o Youtube disponibiliza. Para otimizar ainda mais, use um título semelhante ao filename (sem hífens neste caso).

 

Descrição

A descrição do Youtube pode ter quase 1000 palavras, portanto este espaço pode e deve ser aproveitado. Os primeiros 157 caracteres devem constituir uma espécie de resumo com as palavras-chave mais importantes, pois são os que aparecem por baixo do vídeo na pesquisa. Deve evitar que este espaço de descrição seja um “canto de publicidade para a sua empresa”, aqui a função é ser única e exclusivamente descritivo do vídeo, rico em palavras-chave relevantes que expliquem o seu conteúdo. Adicionalmente, a descrição longa deve ainda incluir: palavras-chave secundárias, inseridas no meio do texto; Timestamps, porque permitem ao utilizador navegar por diferentes partes do vídeo que sejam mais do seu interesse; Links, quer seja de vídeos relacionados ou do seu site e redes.

 

Palavras-Chave

Como já deve saber, as palavras-chave são um elemento essencial para que o rank do seu vídeo youtube seja otimizado. Procure palavras-chave relacionadas com o seu conteúdo que tenham grande relevância online e utilize-as no título e na descrição do vídeo.

 

Tags e Categorias

Enquanto está a carregar o seu vídeo tem a opção de selecionar uma categoria de upload. As tags/categorias vão ajudar o Youtube a identificar melhor os temas do seu vídeo.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como criar um canal de Youtube

Qual a melhor rede social para o seu negócio

Como escolher a melhor plataforma de vídeo para o seu conteúdo

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais