Como não perder clientes no checkout


O cliente vai até ao seu site, gosta de determinado produto e adiciona-o ao carrinho. Você tem uma compra garantida certo? Infelizmente, não. Quase metade dos seus clientes acaba por desistir da compra durante o processo de checkout mas contrariamente ao que pode pensar, existem sim formas de aumentar taxa de sucesso.

Simplificar o processo de checkout
A sua página deve ter no máximo duas fases, a de log in, onde o cliente coloca as suas credenciais, e a de checkout propriamente dita. Deste modo, o processo de venda torna-se simples e o cliente tem menos tempo para repensar a sua compra. Veja, se quando vai às compras pegar num artigo e tiver de esperar dez minutos para que o embrulhem e tratem do pagamento, o mais certo é que comece a pensar se a compra vale ou não a pena, e enquanto que numa loja física a maioria de nós não tem a coragem de dizer ao funcionário que já não deseja o produto, num site é fácil abandoná-lo no carrinho e não voltar. Prenda a atenção do cliente com um bom produto e um bom marketing mas não o deixe ir embora antes de o pagar.

Relembre o cliente de que um produto se encontra no carrinho
O cliente foi embora e deixou o produto no carrinho. O que fazer? Garanta que assim que ele volte ao seu site terá à espera um aviso de que o produto se encontra por pagar. Deixe uma mensagem amigável e até divertida para o relembrar que falta somente um passo para ter em sua posse este produto indispensável. Adicionalmente pode enviar um ou dois e-mails com o mesmo objetivo.

Procure por problemas no checkout
Existem programas que mapeiam o seu site e lhe mostram onde os usuários mais clicam, até onde lêem, entre outros dados fundamentais para que consiga perceber se o cliente deixa o carrinho por não compreender quais os passos seguintes. Imagine que a maioria das desistências acontece na secção do cartão. Pode acontecer que não seja claro o que aquele campo pretende. Ou a desistência pode ocorrer no Captcha porque o cliente não consegue acertar a informação pedida. Tente compreender se há aspetos no seu checkout que estejam a prejudicar as vendas.

Com estas dicas será mais fácil garantir que o cliente fica satisfeito com o processo e se sentirá mais apto a adquirir os seus produtos, e a partilhar a experiência com os que o rodeiam ou nas suas redes sociais. No final, o problema pode não ser somente do cliente mas também da página de checkout.

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