Como negar uma proposta da melhor forma?


Quando recebe uma proposta que não vai de encontro às suas expectativas ou às suas necessidades é normal não saber qual a melhor forma de negá-la, contudo, é importante aprender a dizer “não” se deseja levar o seu negócio à frente. Uma má decisão pode levá-lo a perder dinheiro, clientes, e membros importantes da equipa.


Comunique que irá analisar a proposta

Muitas vezes, estas negas não são fáceis de enviar e o ideal é pensar e analisar cuidadosamente o que lhe foi apresentado. Deste modo, envie uma mensagem a confirmar a recepção do e-mail e que irá responder o mais breve possível, não deixando o outro à espera mas permitindo ter tempo para não tomar uma decisão “em cima do joelho”.


Seja o mais direto possível

Se não deseja avançar com determinada proposta, não tenha receio de dizer “não” o mais direto possível de modo a que o outro não fique com a ideia de que ainda existe uma possibilidade pois você ainda não está completamente decidido. Depois, se assim entender, pode justificar-se brevemente, dando a conhecer ao outro de que não se trata de algo pessoal mas uma escolha estritamente profissional.


Analise as alternativas disponíveis

Se gostaria de manter uma boa relação com o outro ou se de facto deseja avançar com algum tipo de parceria, analise com a sua equipa quais as alternativas que respeitam tanto a política da casa como as necessidades ou pedidos do outro. Isto irá demonstrar que de facto existe interesse e que é possível chegarem a um acordo benéfico para ambas as partes.


Evite ser rude mesmo quando a resposta do outro lado é insistente pois nunca sabe qual a utilidade da relação de trabalho que está agora a desenvolver. Em contrapartida, não se deixe levar pela insistência e se realmente acredita que esta não é uma boa proposta, seja firme na sua decisão.


OUTROS ARTIGOS:

Como abordar aquele tema complicado no trabalho

Email: As melhores e piores despedidas que pode usar


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais